País é roteiro para quem quer explorar universo de vinhos

Outono no Uruguai é a temporada ideal para enófilos. Apesar de o enoturismo ser algo novo para os uruguaios, o local já oferece imensa variedade de vinícolas. As peculiaridades e estilo delas podem ser conferidos em todos os lados do país. Há antigas e tradicionais, e também as mais modernas.

Entre as opções está a Alto de la Ballena, que fica próxima das praias de Punta del Este. Criada em 2001, produz tannat-viognier com merlot, cabernet franc, viognier e syrah.

Quem está em Montevidéu pode conhecer a Bodega Moizo, que fica em Juanicó, a cerca de 30 minutos da capital. Criado em 1954, o local produz vinhos em pequena escala. O mais conhecido é o licor de tannat.

Já em Canelones funciona desde 1938 a Bodega Marichal, sempre sob o comando da mesma família. Lá são produzidas em 50 hectares uvas como tannat, cabernet sauvignon, merlot, pinot noir, chardonnay e sauvignon blanc. O espaço rústico remete ao passado.

A maior vinícola do Uruguai é a Estabelecimento Juanicó. Além de fazer azeites, produz o vinho mais vendido no país, que é Don Pascual. Também em Canelones, outra que tem destaque é a Viña Varela Zarranz, inaugurada há mais de 130 anos. Produz uvas como cabernet sauvignon, cabernet franc, marselan, petit grain muscat e chardonnay. 

Pin It

Comments are closed.