Intercâmbio na Argentina é opção mesmo com alta do dólar

Mesmo com a alta do dólar, a procura por intercâmbio ainda é constante entre os brasileiros. Durante os meses de junho e julho, época de férias escolares, essa procura aumenta. Por isso, o pessoal do Portal Aires Buenos listou algumas dicas para facilitar sua estadia na capital argentina.

Caminito Street in Buenos Aires (DC_Colombia)Caminito Street in Buenos Aires (DC_Colombia)

Visto e passaporte

A Argentina não exige visto para brasileiros que vão ficar até três meses no país. Se este for o seu caso, você consegue permanecer no país sem grandes burocracias. Mas não esqueça seu passaporte. Apesar de poder entrar com seu RG, o ideal é sempre viajar com passaporte para evitar transtornos diplomáticos.

Cursos de línguas

Em Buenos Aires existem muitas escolas que oferecem cursos de verão/inverno de espanhol. Alguns desses institutos pertencem às universidades locais. A Expanish tem um pacote que já inclui a hospedagem e as aulas de espanhol.

Se você estiver em um intercâmbio pela sua faculdade no Brasil fica ainda mais fácil, pois muitos programas já estão inclusos. Procure o departamento de intercâmbio da sua universidade e veja se eles têm indicações de instituições sérias na Argentina. Lembre-se, além da língua, seria bacana voltar com um diploma de conclusão de curso de espanhol.

Outros cursos

A Argentina é reconhecida mundialmente por sua produção cinematográfica. Bons cursos de produção audiovisual são encontrados em Buenos Aires. Além disso, cursos de história da arte, de teatro e grupos de leitura também são boas pedidas para quem quer passar um tempo fora do Brasil. Se você cursa uma graduação no país, analise se não é o caso de fazer um curso correlato ou até mesmo um semestre em uma universidade como a Universidad de Buenos Aires (UBA). Uma questão importante é procurar junto aos órgãos oficiais de ensino tanto de um país quanto de outro, se há equivalência do diploma/certificado no Brasil.

Hospedagem

Para cursos de poucas semanas é possível ficar em um hostel. No entanto, é importante que você esteja atento ao local onde é seu curso e se a distância não é muito grande entre um lugar e outro. Se hospedar próximo do local do curso pode ser mais barato e menos frio, já que essa época do ano as temperaturas costuma ser bem baixas.

Dinheiro

É sempre muito relativo dizer quanto alguém vai gastar em uma viagem. Depende sempre do passageiro. De qualquer forma, é importante lembrar que a Argentina é um país em constante crise econômica e que além dos pesos argentinos, também são aceitos dólares e reais. Para você ter uma ideia de quanto gasta um turista em Buenos Aires, acesse nosso site. Lá, damos dicas de quanto custa passar uns dias na capital argentina.

Agência e faculdade

Uma agência de intercâmbio pode auxiliar o estudante a conciliar seus objetivos profissionais e pessoais com os cursos disponíveis. No Brasil, as agências recomendadas são as que possuem selo da Belta (Associação Brasileira das Agências de Intercâmbio). Além disso, a área de intercâmbio da sua faculdade pode te ajudar a entender melhor a universidade de destino e os programas oferecidos por eles.

Pin It

Comments are closed.