Abranet: Empreender não é correr risco de ver o negócio morrer


Convergência Digital

Ana Paula Lobo e Pedro Costa – 20/10/2016

O faturamento conjunto de todas as empresas de internet que atuam no Brasil deve fechar o ano de 2016 em R$ 139,61 bilhões, de acordo com previsões contidas no estudo encomendado pela Abranet para o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). O número é abaixo dos R$ 141,33 bilhões registrados em 2015 e dos cerca de R$ 144 bilhões de 2014.

Para o estudo deste ano, apresentado nesta semana durante a Futurecom 2016, a Abranet pediu a avaliação do setor desde o ano 2000. Com isto, pode observar o salto das empresas de internet, que eram 23 mil no ano 2000 e faturavam R$ 64 bilhões. A receita das empresas do segmento de representação da Abranet teve crescimento nominal de 32,5% no período de 2000 a 2005; de 13,7% de 2005 a 2010 e de 46,1% no período de 2010 a 2015.

No mesmo período o Produto Interno Brasileiro (PIB) do segmento de serviço de informação apresentou crescimento nominal de 90,4% entre 2000 e 2005; de 51,9% de 2005 a 2010 e de 27 entre 2010 e 2015. Durante a apresentação dos resultados, o presidente da Abranet, Eduardo Parajo, destacou que, apesar da crise, o número de empresas no setor subiu de 99 mil em 2015 para 103.639, em 2016. A maior parte delas é optante do Simples Nacional.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, o presidente da Abranet, Eduardo Parajo, explica que o número maior de empresas Internet acontece por conta do empreendedorismo e do avanço da economia digital. “A inovação obriga a empreender. E a Internet é um caminho muito alternativo”, pontua. Mas Parajo adverte: “Não é um negócio qualquer. Quem quer entrar na Internet precisa pesquisar e entender o negócio escolhido. Senão, vai correr um risco muito alto”, diz. Acompanhe a entrevista com o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

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