Lucerna, na Suíça, é destino para quem busca lugares ainda pouco explorados

Pluralidade cultural, arquitetura que permeia entre o contemporâneo e construções datadas de 1178, ano de fundação da cidade, vida noturnaefervescente, luxo, gastronomia rica e variada, história e tradições. Em poucas palavras é assim que pode ser traduzida Lucerna, localizada no coração da Suíça.  A cidade, próxima aos principais centros econômicos do país, preserva charme bucólico e a variedade cultural característica de uma capital.

Lucerna, que está entre lagos e montanhas, fervilha o ano inteiro, oferecendo opções diversas para todas as idades, bolsos e gostos: do pitoresco ao provinciano a cidade vem atraindo cada vez mais viajantes que buscam paraísos históricos ainda pouco explorados.

Fotos: Divulgação/Luzern Tourismus

Fotos: Divulgao/Luzern TourismusFotos: Divulgao/Luzern Tourismus

A Ponte da Capela, construída na primeira metade do século 14

Com cerca de 80.000 habitantes, situada a 436 metros de altitude, nas margens do rio Reuss e banhada pelo lago dos Quatro Cantões, Lucerna é um dos principais centros turísticos do país, sendo sede de festivais internacionais de música, com uma beleza cênica cercada por montanhas, lagos, verde e neve. A mais impressionante das montanhas nos arredores de Lucerna é o Monte Titlis, que oferece neve ou pelo menos gelo o ano inteiro. Titlis fica a 40 minutos de trem até Engelberg e mais 45 minutos de bondinho até o pico da montanha. Mas existem ainda outras opções próximas, como o Monte Pilatus e o Monte Rigi.

Com temperatura amena no verão, em torno de 24°C, e bem fria no inverno, que chega a -2ºC, a cidade tem um clima continental alpino com média anual de 9,6°C. Com atrações o ano inteiro e uma atmosfera viva nas quatro estações, a região pode ser visitada em qualquer parte do ano.

Lucerna também abriga diversos atrativos, como o Monumento do Leão, um dos mais famosos do mundo, em memória aos soldados mortos durante a Revolução Francesa, ou o Museu Suíço do Transporte, que possui um vasto acervo com mais de 3.000 objetos, que aborda sobre a mobilidade dos transportes por ar, terra e água. Além disso, têm um cinema com a maior tela do país e um planetário. A região tem ainda outras 10 galerias espalhadas pelas pequenas e aconchegantes ruas.

Rathausquai concentra bares e restaurantes. Ao fundo a igreja Jesuíta, primeira obra barroca sagrada da Suíça

Com a sua característica acolhedora e hospitaleira, a cidade recebe turistas de todos os cantos do mundo que vão para os inúmeros festivais artísticos e culturais que envolvem todos os ritmos e tribos. O setor hoteleiro da região, composto por mais de 50 hotéis, comporta de forma luxuosa, aconchegante e confortável, os visitantes durante os períodos festivos.

Receber bem turistas é certamente outra singularidade da região e das pessoas que lá vivem. Tanto que esse ano será celebrado o ano de hospitalidade na Suíça Central. Para comemorar a data, instituições públicas e privadas se uniram para promover atividades exclusivas e experiências inesquecíveis para quem for passear por lá.  Será montado uma plataforma flutuante, como um lírio de água no lago Lucerna. O lírio de água é uma escultura de largura de 48 metros e 16 metros de altura com pétalas retráteis que fornecem abrigo contra o vento e do tempo.

Mundialmente famoso, o monumento foi esculpido no rochedo em memória dos soldados mortos nas Tulherias em 1792

Mundialmente famoso, o monumento foi esculpido no rochedo em memria dos soldados mortos nas Tulherias em 1792Mundialmente famoso, o monumento foi esculpido no rochedo em memria dos soldados mortos nas Tulherias em 1792

Mundialmente famoso, o Monumento do Leão foi esculpido no rochedo em memória dos soldados mortos nas Tulherias em 1792

Além disso, durante cinco meses, entre os dias 29 de maio a 4 de outubro de 2015, o lírio da água vai ancorar, por três semanas, em vários locais da Suíça Central. Ao longo de um período de três semanas ele irá servir como um ponto de encontro para a população e convidados locais, bem como um palco para uma variedade de eventos culturais como shows, performances teatrais e outros eventos culturais. A arena tem capacidade para armazenar 493 pessoas. As festividades estão sendo realizadas para marcar a história da região com 200 anos de turismo.

Luzern im Winterkleid Winter spirit in LucerneLuzern im Winterkleid Winter spirit in Lucerne

Conhecer Lucerna é fazer uma viagem à idade média, quando o dia a dia da cidade era controlado por sinos e artesãos que trabalham nas ruas, é relaxar na antiga vila de pescadores, é se enriquecer culturalmente com atrações mundialmente conhecidas, como: a ponte da Capela com a Torre da água octogonal, é entender o que há por trás das fachadas que fascinam por suas histórias de magia e tradição, é mergulhar na arte através dos artistas e suas obras, é se deliciar na gastronomia que mistura local e internacional, é se divertir com a agitada vida noturna, é ir às compras em suas diversas lojas e boutiques com produtos exclusivos, como a Bucherer que tem os famosos e precisos relógios Suíços, além de marcas mundialmente famosas, que podem ser adquiridos ao preço que eles realmente custam sem grandes taxas tributárias. E principalmente, é saber que a cada ida há sempre uma novidade e uma nova razão pra voltar.

O Blue Balls é um festival que acontece anualmente em julho em Lucerna, desde de 1992

O acesso ideal para chegar a Lucerna é de trem (a cada meia hora de Zurique e Berna), avião (a uma hora do aeroporto de Zurique ou Basileia), navio ou carro (rodovia A2 / A4).

Swiss Airlines tem voos diários diretos de São Paulo para Zurique. A British Airways, Air France, TAP, Lufthansa, entre outras, também oferecem voos, mas com escala.

Tradições

Carnaval – É a “5° estação do ano” em Lucerna. A festa acontece em fevereiro, durante seis dias, e figuras pitorescas desfilam pelas ruas da cidade de máscaras e fantasias .

Desfile de vacas, quermesses e feiras alpinas – As festas acontecem de setembro a outubro, onde mais de 200 vacas são acompanhadas por fazendeiros alpestres, com carros tradicionais, e grupos folclóricos.

Pin It

Comments are closed.