Viracopos deve iniciar processo de relicitação, entenda

Viracopos-53

Diretoria da ABV deve iniciar o processo de Relicitação do Contrato de Concessão de Viracopos

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta sexta-feira (28), os acionistas da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S.A. (ABV), administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), autorizaram a Diretoria da ABV a iniciar o processo de Relicitação do Contrato de Concessão.

O processo amigável de relicitação busca garantir a adequada continuidade da prestação dos serviços aos usuários. Até que o processo de relicitação seja concluído, a ABV continuará operando Viracopos. A ABV acredita que a relicitação, construída em conjunto com CPPI, ANAC e TCU, é a alternativa mais adequada para que o aeroporto mantenha a qualidade e a continuidade dos serviços prestados aos usuários.

MOTIVOS

Conforme estudo de demanda divulgado pelo Poder Concedente, Viracopos só conseguiu atingir 52% da movimentação prevista em contrato, assim como o movimetno de carga foi somente 40% do esperado. Somado ao impacto da crise econômica, existe o impasse em relação as tarifas cobradas para movimentação de carga. Esta e outras alterações unilaterais do contrato de concessão ensejariam o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato, que não ocorreram, prejudicando o desempenho financeiro da ABV.

NÚMEROS

O contrato foi assinado em 14 de junho de 2012 e previa cinco ciclos de investimentos em 30 anos de concessão. Mais de R$3 bilhões investidos no primeiro ciclo:

– novo terminal de passageiros com capacidade para até 25 milhões de passageiros/ano

– 28 pontes de embarque

– sete novas posições remotas de estacionamento de aeronaves

– um edifício-garagem

– três pátios de aeronaves

– pistas de taxiamento

– nova via de acesso ao aeroporto

– central de utilidades – CUT

– centro de consolidação de mercadorias

Aproximadamente R$950 milhões (em valores atuais) aportados pelos acionistas privados

– 9,3 milhões de passageiros em 2016

– 166 mil toneladas de carga movimentadas em 2016

Pin It

Comments are closed.