"Verde Cool" quer duplicar fluxo aos espaços aderentes

Ao longo de 35 dias consecutivos, em 33 estabelecimentos não só de Braga mas também de Vila Verde e Amares, por 2,5 euros será possível degustar um copo de vinho verde da região e um petisco da casa. Segundo Rui Marques, diretor-geral da Associação Comercial de Braga (ACB), trata-se de um valor que, em alguns casos, ultrapassa os 50% de desconto.

Nesta 2.ª edição, para além de uma subida de 22 para 33 espaços aderentes – o que corresponde a um aumento superior a 50% – e do alargamento do período da campanha, regista-se a parceria estabelecida com 27 marcas de vinho verde que decidiram associar-se.

Para além de duplicar o fluxo durante estes 35 dias, a  Associação Comercial de Braga, enquanto entidade organizadora juntamente com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verde, pretende fomentar o consumo de vinho verde em estabelecimentos especializados, associando a sua degustação e de petiscos a um estilo de vida cosmopolita, promovendo a confraternização entre amigos. E, por outro lado, contribuir para o enriquecimento da experiência turística e da imagem do destino “Braga”.

No âmbito desta campanha, os consumidores são desafiados a partilhar fotografias ou pequenos vídeos das suas degustações nas redes sociais Facebook e Instagram, associando às publicações a hashtag #verdecool. As três  com mais “likes” ganharão um cheque-viagem no valor de 150 euros (1.º prémio), uma noite para duas pessoas em Ponte de Lima (2.º) ou um cabaz de produtos regionais (3.º).

Na apresentação do evento, o presidente da ACB destacou «a garantia de qualidade no serviço e uma oferta para todos os gostos a um preço convidativo» como mais-valias que permitirão ao “Verde Cool” consolidar-se como «uma iniciativa anual de dinamização da nossa gastronomia e vinhos».

Para Domingos Macedo Barbosa, é «relevante» tanto para as entidades como parceiros envolvidos que «sejam estimulados novos hábitos de consumo de vinho verde» tendo em conta «a sua importância para a economia regional» e, também, «porque há cada vez mais consumidores que procuram experiências e sensações diferenciadoras».

«Com base numa oferta comercial cada vez mais qualificada, apelativa e diversificada, Braga continua a afirmar-se como   destino de compras e lazer de excelência em Portugal», afirmou.

Também Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, destacou a importância da promoção do vinho verde no Minho. Por isso, segmentou a pertinência desta iniciativa na ligação à restauração, «parceiros fundamentais para o desenvolvimento da região e do país», e ao turismo, que «apoia o desenvolvimento do vinho verde na região».

António Barroso, em representação da Câmara Municipal de Braga, destacou o facto de esta campanha trazer o enoturismo a Braga, numa tentativa de prolongar a “época alta” até inícios de outubro. O responsável lembrou ainda que o “Verde Cool” constitui um complemento a outras iniciativas que se realizam na cidade, em espaços como o Theatro Circo e o GNRation.

Marco Sousa, da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, considerou que o “Verde Cool” tem sido «um projeto de sucesso», como é notório no aumento de espaços aderentes e de marcas de vinho, o que «justifica a sua continuidade». Neste prisma, lembrou que «a qualificação da nossa oferta é a base do turismo», pelo que «é importante oferecer cada vez mais experiências» associadas à gastronomia e vinhos, os dois «produtos estratégicos» da região.

Também presente, o vereador Altino Bessa frisou a importância do vinho verde para Braga enquanto «grande promotora» deste produto. O responsável aproveitou ainda para lembrar a realização do Vinho Verde Fest, evento com «impacto muito significativo» e que continuará a crescer tal como o “Verde Cool”.

Espaços

Esta 2.ª edição conta com a adesão de 31 espaços em Braga: A Loja dos Pastéis de Chaves; Astória, Bira dos Namorados; BLB Bifanaria; Brac; Bracara Degusta; Caldo Entornado; Casa de Pasto das Carvalheiras; Champaneria de Janes; Convento do Carmo; Copo 1/2; Diana; Delight Store; Dona Petisca; Estúdio 22; Empório; Mavy; Mercado da Saudade; Mostarda Chocolate; Nata Lisboa; O Arco; Palatu; Pedralva; Porta Nova; Sé la Vie; Taberna do Migaitas; Tábuas, Copos Outras Cenas; Tasca do Carregal; Twine Wine; Um Cibo no Prato e Vianna. Aderem ainda o Adega Bar (Amares) e o Palácio (Vila Verde).

Pin It

Comments are closed.