Turismo literário: confira três destinos para se aventurar pelo Brasil

O turismo literário é desenvolvido em lugares relacionados às obras ou à vida de seus autores. No Brasil, essa modalidade é pouco conhecida. Porém, ela existe e já está se sofisticando. Inclusive já foram criados circuitos para alguns autores brasileiros.

Abaixo, listamos alguns autores e os lugares que inspiraram suas obras, o turismo e vice-versa.

Guimarães Rosa e o sertão mineiro

Everaldo Vilela/Flickr/Creative Commons

Portal em homenagem ao escritor João Guimarães Rosa na cidade de Cordisburgo, em MG

O Circuito Guimarães Rosa foi criado legalmente em 2003 e tem como objetivo apreciar e vivenciar o sertanejo. O turista entra em contato com festas tradicionais mineiras religiosas e populares, as cavalgadas, passeios de barco pelo rio São Francisco e até mesmo caminhadas literárias, onde pessoas narram trechos das obras do autor mineiro. Além disso, museus e capelas fazem parte dos atrativos. As cidades de Araçaí, Buritizeiro, Cordisburgo (onde nasceu o autor), Corinto, Curvelo, Inimutaba, Morro da Graça, Pirapora e Presidente Juscelino fazem parte do circuito.

É um circuito muito especial, pois é uma oportunidade das pessoas terem um pouco do contato com as condições climáticas que são tão presentes no retrato do sertão. Mas é preciso ter muita disposição, principalmente quem não está acostumado com sol intenso e temperaturas altas. Por isso, é uma ótima pedida viajar com um bom seguro de viagem.

Jorge Amado e as cidades baianas

JEM/Flickr/Creative Commons

Mangue Seco, povoado no litoral norte da Bahia.Mangue Seco, povoado no litoral norte da Bahia.

Mangue Seco, povoado no litoral norte da Bahia

Em 2012, comemorando o centenário de Jorge Amado, foi criado um roteiro pelas cidades de Ilhéus, Salvador e Mangue Seco para homenagear o escritor. Na primeira cidade, esculturas do escritor, a casa onde ele morou na infância e um museu são os principais atrativos turísticos. Já em Salvador, a casa em que ele viveu com sua segunda esposa, abrem as portas para recepcionar os turistas com ingressos a partir de R$ 10. Além de todo o mobiliário, as pessoas têm acesso a documentos e cartas escritas pelo próprio autor. Mas foi na cidade litorânea de Mangue Seco, onde foi gravada a telenovela “Tieta do Agreste” baseada na obra de Tieta.

Drummond, Bandeira, Machado e Barreto no Rio de Janeiro

Nilson Soares/Flickr/Creative Commons

Esttua de Drummond em CopacabanaEsttua de Drummond em Copacabana

Estátua de Drummond em Copacabana

As estátuas de Carlos Drummond de Andrade na orla de Copacabana, Manuel Bandeira em frente à Academia Brasileira de Letras e Machado de Assis em seu interior, sentado na cadeira n°23 e Lima Barreto, no bairro boêmio da Lapa são os principais escritores que compõe o roteiro denominado: Caminho das estátuas literárias. Esses grandes autores possuem um grande relacionamento com o Rio de Janeiro, pois a cidade maravilhosa foi palco de algumas de suas obras e de acontecimentos em suas vidas privadas.

Estátua de Drummond em Copacabana. Créditos da Imagem: Nilson Soares on Flickr

Pin It

Comments are closed.