Turismo em Leipzig: o que fazer na cidade da Alemanha

Que a Alemanha é um lugar encantador não chega a ser uma novidade. O país, que no século 20 se reconstruiu da Segunda Guerra em poucos anos, se transformou em uma das maiores potências econômicas e turísticas do planeta, e hoje abriga alguns dos principais destinos de toda a Europa. O território repleto de contrastes impressiona, com cenários que variam entre cidades bucólicas, castelos medievais e metrópoles vibrantes e organizadas como Berlim, Munique, Frankfurt e Hamburgo.

Menos conhecido e fora do “hub” turístico alemão, Leipzig é outro lugar que deve ser levado em conta em um roteiro pelo país. A cidade localizada na antiga Alemanha Oriental literalmente se reergueu das cinzas, após ter mais de 60% de seu território praticamente destruído no século 20. Moderna, atualmente possui uma das mais ricas e surpreendentes histórias de toda a Alemanha, com fatos que hoje se refletem nos monumentos, nas manifestações populares e nos edifícios icônicos.

Com cerca de 500 mil habitantes, a cidade é capaz de oferecer agitação e, ao mesmo tempo, tranquilidade, com diversas atrações para os amantes de cultura, arte e gastronomia. Palco da Reforma Protestante, também é um dos principais berços da música clássica, tendo abrigado alguns dos maiores compositores e maestros como Richard Wagner, Felix Mendelssohn, Robert Shumann, Clara Wieck e Johann Sebastian Bach. Por isso, o ritmo está do DNA do município, com várias orquestras e monumentos que retratam sua vocação musical.

Leipzig também não deixa a desejar quando o assunto é gastronomia. São milhares de restaurantes, confeitarias e bares que oferecem os mais variados pratos internacionais, além, claro da tradicionalíssima cerveja alemã. Tudo isso sem falar nos cafés, que também estão entranhados na cultura local.

Por isso, não esqueça esta surpreendente cidade se a Alemanha estiver em seu próximo roteiro de viagem. Confira, abaixo, o que fazer em Leipzig.

Apreciar a arte e a cultura – A cidade é repleta de museus e galerias de arte deslumbrantes, com diversas temáticas que contam a história da sociedade alemã e europeia. Lugares como o complexo Museu Grassi e o Museu de Belas Artes de Leipzig apresentam exposições permanentes e exibições temporárias de artistas clássicos e contemporâneos. Embora controverso, outro lugar muito visitado é o Stasi Bunker, um memorial localizado na antiga sede da Polícia Secreta Alemã, que apresenta artefatos e objetos que mostram como era a rotina nada agradável dos agentes e espiões da antiga RDA, em um dos capítulos mais tristes da história da Alemanha. O Zeitgeschichtliches Forum é outro museu para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história do país durante o período do Nazismo. Os viajantes que desejarem lugares menos bucólicos, uma boa sugestão é o Leipziger Baumwollspinnerei, um gigantesco complexo de arte instalado em uma antiga fábrica de algodões. São cerca de cem ateliês de arte, 11 galerias, um centro internacional de dança e coreografia, além de renomadas instutições de cultura, como a Nova Escola de Leipzig.

Pin It

Comments are closed.