Turismo da China promove relacionamento com o trade brasileiro

Na tarde de hoje, dia 2, o Ministério de Turismo da China promoveu um evento em São Paulo para divulgar o potencial e as novidades do destino, que foi representado pelas regiões de Chongqing, Gansu, Hebei, Henan, Inner Mongolia, Jilin, Ningxia, Shaanxi e Tianjin. Na ocasião estavam presentes o vice-presidente do Ministério do Turismo da China, Wu Wenxue, o cônsul-geral adjunto da China em São Paulo, Baoxiang Cheng, o presidente do Hebei Turismo, Jinlu Li, o presidente do Jilin Turismo, Xiaojun Zhao, o presidente do Chongqin Turismo, Qi Liu, o diretor do Turismo da China em Nova York (EUA) e América Latina, Xue Yaping, o presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo, e representantes do Consulado da China em São Paulo, da Air China e da China Union Pay.

 

“Embora a distância entre o Brasil e a China seja grande, não afeta o nosso intercâmbio. O Brasil é um País muito atraente para o povo chinês e o turismo é o meio mais eficiente de promover a amizade entre os povos – que já vem se intensificando nos últimos anos. O turismo da China está se desenvolvendo muito rápido e, no ano passado, 10 milhões de chineses saíram do país para viajar pelo mundo”, pontuou Wenxue. Apesar de não apresentar números exatos de visitantes brasileiros no destino, o executivo explicou que os principais mercados que visitam a China são Coréia e Japão, seguidos de diversas regiões da Europa.

 

Segundo o vice-presidente do Ministério do Turismo da China, o país, com suas tradições e cultura, atrai os turistas brasileiros, assim como os chineses são atraídos pelo Brasil. “Pretendemos desenvolver o setor turístico entre os dois países. Somente no ano passado, cerca de 100 mil chineses visitaram o Brasil. Apesar disso, ainda não temos muitos brasileiros que conhecem a China e esse é o nosso maior objetivo. Convidamos o povo brasileiro a conhecer pessoalmente nosso país e esperamos que, por meio de eventos como esse, possamos abrir um canal de comunicação e nos conhecer melhor”, afirmou.

 

Parceria com agentes de viagens

A Abav Nacional apoia a iniciativa e aposta em capacitações e divulgação de informações sobre os destinos para aumentar o fluxo de turistas entre os dois países. “A China é uma grande parceira, tanto em oportunidades de negócios quanto em fluxo turístico, seja ele emissivo ou receptivo. O crescimento da economia chinesa, sua cultura e história milenar e a infraestrutura turística são atrativos que conquistam o público brasileiro, assim como nós temos nos esforçado para mostrar nosso potencial e receber uma fatia maior de turistas desse emergente mercado”, disse Azevedo.

 

“Nesse sentido, saliento a importância de maior aproximação do turismo da China com os agentes de viagens do Brasil, que representam o maior canal de venda dos destinos turísticos, representando cerca de 85% do mercado. Somos carentes de maior capacitação sobre as atrações desse enorme país e entendemos que eventos que nos aproximam são sempre grandes oportunidades para uma positiva troca de experiências e relacionamento comercial entre nós. Assim, nossas portas estão abertas para nos aproximarmos cada vez mais e reforçarmos esse importante intercâmbio”, completou.

 

Facilitando rotas

Para Wenxue, China e Brasil precisam aproximar suas populações para que ambas comecem a interagir como família. “Essa é a nossa missão e o evento é só o primeiro passo para que os brasileiros conheçam mais o nosso destino. Desde 2006 a Air China já tem escritório no Brasil para facilitar o intercâmbio de turistas e, futuramente, tentaremos negociar mais entre as empresas aérea para descobrir melhores maneiras de se viajar, pois sabemos que a distância é grande e a viagem é demorada”, explicou.

Durante o evento, os convidados puderam, ainda, conhecer três ideias para roteiros de 10, 15 ou 20 dias de viagem, tempo suficiente para visitar quatro, cinco ou oito províncias da China, respectivamente.

 

 

 

Priscila Ferraz de Mello

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