Sugestão NiT: nesta casa celebra-se o vinho com vista para o mar

Outeiro do André, Grândola. 1961.

No mesmo ano em que nasce a atual proprietária d’A Serenada, Jacinta Sobral da Silva, o pai manda plantar a primeira vinha naquele terreno. Foi curioso as duas datas coincidirem: naquela altura, o Sr. Sobral, como ficou conhecido, estava longe de saber como a história da filha ficaria para sempre ligada àquele terreno — e ao vinho.

Com uma nota de 9,3 em 10 na Booking, A Serenada é um espaço de enoturismo situado no topo da Serra de Grândola, a 30 quilómetros a norte de Santiago do Cacém e a apenas 15 minutos de carro das praias. Com um total de quatro quartos e duas suites, A Serenada tem também uma piscina infinita, uma sala de reuniões com capacidade até 30 pessoas, um bar, uma biblioteca e terraços.

O primeiro documento d’A Serenada, assim se chamava a propriedade, remonta a 1646. Há mais de 300 anos na família, foi após a morte do pai, em 2006, que Jacinta Sobral da Silva adquiriu a propriedade. Ela decidiu continuar o projeto vinícola e acrescentou mais vinha.

Apesar de ser formada na área farmacêutica, Jacinta tinha boas memórias dos tempos em que fazia vinho com o pai — tanto que acabaria por tirar, em 2010, um mestrado em Viticultura e Enologia, no Instituto Superior de Agronomia (Universidade Técnica de Lisboa). Nesta época, a mulher concentrou-se na profissionalização e lançamento da marca de vinhos, os Serras de Grândola.

O enoturismo surge em 2013. E não é difícil perceber o porquê de Jacinta Sobral da Silva querer investir num projeto de alojamento.
“Era um local que pedia para ser partilhado”, explica à NiT Telma Pereira, assistente de direção d’A Serenada. “A Serenada tem uma localização privilegiada, com uma mancha de verde de 60 a 70 quilómetros que se estende até à Serra da Arrábida.”

A Serenada é um projeto intimista. Tanto no vinho como na casa que tem para oferecer aos hóspedes.

“Faz parte da nossa identidade. Somos um pequeno produtor de vinho apesar de, com a nossa pequena dimensão (cinco hectares), sermos capazes de produzir oito vinhos diferentes (quatro brancos, três tintos e um rosado). Ainda assim, temos uma produção total de 15 mil garrafas, o que é muito pouco para um produtor de vinho. Mas é isso que nos distingue: tudo o que acontece na produção é feito nesta casa, deste a apanha até ao encaixamento. Sai tudo daqui, e das seis pessoas que trabalham nesta casa.”

Por isso mesmo, tudo n’A Serenada é especial. Quando o projeto arrancou em 2013, a quinta tinha apenas quatro quartos. Em 2015, foram adicionadas duas suites com varanda panorâmica. A decoração ficou a cargo exclusivo de Jacinta Sobral da Silva, que privilegiou os materiais locais e peças de família.

“É um work in progress. Temos apenas quatro anos, mas temos quartos que já foram remodelados mais do que uma vez. A Jacinta está constantemente a melhorar o espaço. É uma paixão. Primeiro vem o vinho, depois a decoração.”

Consoante a época, os preços variam entre 80€ e 140€ por noite, com pequeno-almoço incluído.

Carregue na imagem acima para saber mais sobre o espaço.

Pin It

Comments are closed.