Secretário estadual do ES cruza a baía de caiaque para trabalhar

Secretário estadual do ES cruza a baía de caiaque para trabalhar, espírito santo (Foto: Marcelo Prest/A Gazeta)Secretário estadual do ES cruza a baía de caiaque para trabalhar (Foto: Marcelo Prest/A Gazeta)

O Secretário de Estado de Turismodo Espírito Santo, José Sales Filho, de 62 anos, resolveu usar o caiaque para ir ao trabalho em Vitória. Ele relatou que consegue otimizar o tempo e praticar exercícios físicos. O secretário assumiu a pasta na última semana.

Sales mora logo na subida do Morro do Moreno, em Vila Velha, na Grande Vitória. Em dias em que vai de carro para o escritório, localizado na Enseada do Suá, em Vitória, dependendo do trânsito, pode levar até uma hora até seu destino. “Encontrei no caiaque  uma solução simples, gratuita e sustentável”, disse.

Com algumas centenas de remadas, e tomando uma brisa suave no rosto, gasta 20 minutos para fazer todo o percurso. “Mesmo tendo como ponto de vista o tempo gasto de carro quando não há trânsito, há economia de tempo bem considerável”, afirmou.

Ele acorda às 5 horas, toma café, cuida do seu cachorro e se arruma. De chinelos, camisa, bermuda e um colete salva-vida, entra nas águas de uma prainha próxima ao Morro do Moreno. Minutos depois, já está do outro lado da baía, na Ilha do Boi, em Vitória.

Ao chegar ao local de trabalho, ‘estaciona’ seu caiaque na vaga de garagem reservada para seu carro. Sobe para o escritório, toma um banho, coloca o terno e começa a vida de secretário.

José Sales Filho é aposentado e assumiu o desafio de tornar o Espírito Santo reconhecido pelas suas belezas naturais e patrimônios culturais.

Turismo
Casado, o cearense José Sales tem dois filhos e uma neta. Ele passou parte de sua vida profissional morando no exterior, viajando por mais de 51 países de todos os continentes do mundo. “A experiência no exterior me permitiu enxergar mais possibilidades que dificuldades na área de turismo. É assim que quero desenvolver ações no rstado”, pontuou Sales.

Secretário estadual do ES cruza a baía de caiaque para trabalhar, espírito santo (Foto: Marcelo Prest/ A Gazeta)Secretário cruza a baía de caiaque para trabalhar,
(Foto: Marcelo Prest/ A Gazeta)

Para ele, o estado do Espírito Santo, tem muito potencial turístico por estar situado entre grandes centros como Belo Horizonte e São Paulo “Isso é muito interessante, temos que aproveitar isso. Vou provar que para desenvolvermos o turismo capixaba basta ter vontade pessoal e política”, afirma.

Desafio
José Sales, com seu exemplo, quer despertar nas outras pessoas a atitude de adotar a prática alternativa de locomoção. “É bom para vermos nossa cidade por outros ângulos. Sempre vejo uma pessoa atravessando com ‘stand up paddle’. Por que outras pessoas não fazem o mesmo?”, indaga.

Fim do dia
Ele mesmo pontua o que seria parte da resposta a essa provocação. “Muitos deixam de fazer isso porque não têm espaço de tomar banho no trabalho. As empresas e o poder público devem pensar rapidamente nua solução para isso”, finaliza.

No fim da tarde, a esposa, a chef de cozinha Cris Sales, o leva de volta para casa. É quando pega seu carro para voltar a Vitória em direção à Ufes para cursar Filosofia. “Acredito que, por ter praticado exercício físico, é que aguento o ritmo de todos os dias”, comemora.

* Com colaboração de Alexandre Lemos, do Jornal A Gazeta.

Secretário estadual do ES cruza a baía de caiaque para trabalhar, espírito santo (Foto: Marcelo Prest/A Gazeta)Secretário estadual do ES cruza a baía de caiaque para trabalhar (Foto: Marcelo Prest/A Gazeta)

 

Pin It

Comments are closed.