Secretário de Turismo diz que Pelourinho é o lugar mais seguro de …

O secretário de Turismo do Estado da Bahia (Setur), Nelson Pelegrino, em conversa com a reportagem do R7 BA na quinta-feira (11), durante o 5º Congresso Nacional do PT, realizado no hotel Pestana, no Rio Vermelho, em Salvador, negou que o Pelourinho, ponto turístico da capital baiana, seja um lugar inseguro.

Segundo o secretário, o que há é uma “sensação de insegurança” por conta das abordagens feitas por ambulantes.

— É o metro quadrado mais seguro da cidade de Salvador. Nós precisamos começar a falar bem do Pelourinho. Se os comerciantes continuarem dizendo que o Pelourinho é uma região insegura –o que não corresponde à verdade- ninguém vai querer ir para lá. 

Leia mais notícias no R7 BA

O secretário afirmou que para garantir a tranquilidade dos turistas e moradores que frequentam o local, 35 homens da Polícia Militar foram designados para reforçar o patrulhamento e 11 câmeras de segurança para monitorar a região já foram instaladas. 

—O Pelourinho tem capacidade para abrigar 30 câmeras, mas toda fiação é subterrânea e temos que contar com a colaboração dos estabelecimentos comerciais para fazer isso. Além disso, alguns prédios são tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o que dificulta o processo. 

Indagado sobre os 70 estabelecimentos que fecharam as portas alegando o índice de criminalidade na região, Pelegrino rebateu explicando que os comerciantes que interromperam suas atividades, na verdade, “não demonstraram capacidade de desenvolver o negócio”.

—No passado eles receberam do Estado esses estabelecimentos e deixaram de investir. O Estado agora precisa tomar esses casarões de volta para investir em atrativos para a região. Não é só o turista que deve ir ao Pelourinho, nós também temos de frequentá-lo. Nós temos que nos reapaixonar por essa região e dar vida aquilo ali. 

De acordo com o secretário, que irá despachar uma vez por mês no local para ouvir as demandas de turistas, comerciantes e moradores; os governos Federal, Estadual e a Prefeitura de Salvador firmaram um pacto e definiram uma agenda com inúmeras ações que vão contribuir para revitalização do Centro Histórico de Salvador e outros pontos turísticos da cidade, como a Lagoa do Abaeté, o Mercado Modelo e a Ponta de Humaitá.  

Pin It

Comments are closed.