Ribeirão Preto lança Guia Turístico Digital e implanta Fundo …

Está confirmado para esta quarta-feira (15), a partir das 9h30, no salão nobre da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, o lançamento oficial do Guia Turístico Digital e do Fundo Municipal de Turismo. O Guia é uma ferramenta digital com todos os pontos turísticos de Ribeirão Preto e está dividido em sete roteiros: Roteiro 4C (café, chopp, cerveja e cachaça), Cultural, Compras, Parques, Esportivo, Gastronômico e Religioso.

“O material foi desenvolvido com recurso Federal, a partir de uma sobra de um convênio do Ministério do Turismo com a Prefeitura. Se não fosse utilizado até junho deste ano seria devolvido à União”, explica o secretário de Turismo, Tanielson Campos. Com esses mesmos recursos foi possível também a colocação de sinalização turística, com pictogramas, nos parques públicos da cidade. “Os dois projetos foram aprovados pelo Ministério do Turismo e pela Caixa Econômica Federal, gestora dos recursos, com a contrapartida de R$ 16 mil reais da Prefeitura”, acrescenta.

Guia Digital

Além de imagens de cada ponto turístico, o Guia traz um pequeno texto explicativo sobre cada local, endereço, telefone e dia e horário de visitação. “Outra novidade é que ele também faz a localização do Ponto Turístico e a rota para chegar nele”, informa Eliezer Guedes, assistente do secretário de turismo. “O guia toma como referência o ponto de onde o turista o está acessando”, ressalta.

A nova ferramenta poderá ser acessada por computador, celular, notebook, iPhone e também pode ser baixada como aplicativo pelo sistema Android. O turista também poderá ter acesso a ela através de quatro tótens a serem instalados, inicialmente, no Palácio Rio Branco, Cava do Bosque, Palace e Secretaria da Fazenda. “Esses totens podem ser rotativos e ser transferidos sempre que se julgar necessário”, explicou Guedes.

As imagens e textos do Guia serão atualizados semanalmente e, dependendo do local, como o Teatro Pedro II, o guia disponibilizará a agenda de espetáculos. Outro ponto importante é que o Guia poderá gerar recursos para a Secretaria de Turismo, uma vez que, em vários roteiros, existe a possibilidade da hospedagem de empresas, como por exemplo, no roteiro de compras, hospedar os shoppings centers, lojas e magazines.

Esse mecanismo, no entanto, será regulamentado através de edital de chamamento para que as empresas interessadas possam se cadastrar e participar do processo. O valor da hospedagem será estabelecido a partir de uma pesquisa de mercado e todo processo terá consulta e parecer da Secretaria de Negócios Jurídicos.

Fundo Municipal de Turismo

Os recursos obtidos com essa iniciativa serão depositados numa conta bancária, a do Fundo Municipal do Turismo, que está sendo criado, através de projeto de lei. “Esta será uma maneira de possibilitar que Ribeirão Preto discipline e otimize a captação de recursos exclusivamente para o fomento do turismo na cidade”, disse Tanielson.

Pin It

Comments are closed.