Pinacoteca tem entrada gratuita às quartas de agosto

Um dos museus mais bonitos de São Paulo e cuja visitação é obrigatória abre as portas para receber visitantes gratuitamente em todas as quartas-feiras de agosto. Trata-se da Pinacoteca, na Luz, que tem visitação nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 do mês, das 10h às 17h30 (e permanência no interior até às 18h), com entrada Catraca Livre. É só chegar!

Créditos: iStock/cifotart

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Confira as exposições que estão em cartaz e que você pode conferir durante a visita:

Com curadoria de Elisa Soares e Fernanda Pitta, a mostra tem base na questão da autenticidade da arte portuguesa, imersa nas tradições europeia e ocidental, mas sem deixar de lado sua singularidade. Na exposição, as obras refletem a paisagem, os tipos, os costumes e o cotidiano português.

A mostra reúne cerca de 250 obras de 60 artistas, tem como eixo o acervo da Pinacoteca e pretende discutir o meio fotográfico para composição e produção de imagens e objetos, em suas diversas possibilidades, narrativas e suportes. Além das obras do acervo da Pinacoteca, compõem a exposição trabalhos de artistas do Rio Grande do Sul, Pernambuco, Pará e São Paulo.

O objetivo central desta mostra é oferecer ao público uma leitura da formação da visualidade artística e da constituição de um sistema de arte no Brasil do período colonial até meados dos anos 1930, centrada nas obras que compõem o acervo do museu. A exposição é composta por cerca de 500 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias, de autoria de artistas fundamentais para a história da arte brasileira daquele período, como Debret, Taunay, Facchinetti, Almeida Junior, Eliseu Visconti, Pedro Alexandrino, Candido Portinari, Lasar Segall, entre outros.

A exposição apresenta recorte de 80 obras realizadas entre as décadas de 1960 e 1970 no Brasil pelos artistas mais representativos da nova figuração, do teor político e da explosão colorida do pop, como Wesley Duke Lee, Claudio Tozzi, Antonio Dias, Cildo Meireles, Nelson Leirner, Raymundo Colares, Rubens Gerchman, Carlos Zilio, entre outros.

A mostra faz a conexão entre a exposição do segundo andar “Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo” e a exposição “Vanguarda brasileira dos anos 1960 – Coleção Roger Wright”. Com isso, a Pina passa a ser o único museu de São Paulo que com 700 obras, distribuídas em 2mil metros quadrados, contam a História da Arte no Brasil do período colonial até os anos 1970.


Mais SP:

Cine na Praça exibe filmes com os maiores psicopatas do cinema

Pinacoteca de graça

De 2 a 30/08:  Quartas das 10:00 às 18:00


Pin It

Comments are closed.