Petrolina quer potencializar o turismo local

Serrote do Urubu, em Petrolina

PETROLINA (PE) – A nova gestão municipal, que tem o prefeito Miguel Coelho (PSB) à frente, está “reiniciando” o turismo em Petrolina. Segundo o secretário de Turismo local, Marcus Pamponet, o setor passou cerca de 10 anos sem investimentos, mas, agora, a ideia é renovar a atividade, começando pela promoção da festa de São João (que segue até o dia 24 de junho) e a reativação do Conselho de Turismo Municipal (que une iniciativa privada e governo, após seis anos extinto). Turismo rural, de aventura, enoturismo e turismo de negócios estão entre as potencialidades a serem exploradas daqui para frente.

“Janeiro foi o marco zero para o turismo. Após esse tempo sem investimentos, focado apenas em eventos, a gente pegou um trade desacreditado e estamos querendo trazer o sentimento de crença. O pessoal tem tomado fôlego”, conta Pamponet.

Petrolina conta com 4,7 mil leitos distribuídos entre 17 hotéis relevantes (entre três e quatro estrelas) e pousadas. O turismo está entre as atividades econômicas mais fortes, juntamente com a agricultura e o comércio, segundo o secretário.

Em pleno Sertão pernambucano, Petrolina está a 722 quilômetros (km) do Recife e a 500 km de Salvador, com voos diários partindo das duas capitais e ainda de Brasília e São Paulo. É cortada pelo São Francisco, tem ilhas, como a do Rodeadouro, com imenso potencial turístico, e pontos como o Serrote do Urubu. Para mover o enoturismo, o apelo é incontestável: o Vale do São Francisco está entre os maiores produtores e uvas e vinhos do mundo.

O visitante tem ainda a oportunidade de fazer os roteiros das Águas aos vinhos, um passeio para conhecer a produção da Rio Sol, e os parrerais, e as etapas de fabricação de um vinho, e o Vapor do Vinho, para conhecer a vinícola Miolo, com degustação de vinhos e música ao vivo e um banho na Ilha da Fantasia, em Sobradinho.

Calendário
O festejo junino inicia o calendário que tem potencial para atrair turistas – basicamente vindos do Recife e de Salvador. No período, o trade espera alcançar 100% de ocupação.

A localização de Petrolina dá um raio de alcance interessante e diferenciado, já que está a um passo da Bahia, fazendo limites com as cidades de Juazeiro, Sobradinho e Casa Nova.

Após o São João, já em julho, o município receberá a 18ª edição do encontro de motociclistas Moto Chico, o Encontro Nacional de Motociclistas do Vale do São Francisco, que dura três dias, entre 6 e 9 de julho, na área externa do Parque Josepha Coelho. Petrolina segue o calendário com a Festa da Primavera, prevista para setembro, evento multicultural que inclui música e gastronomia.

* – A repórter viajou a convite da Prefeitura de Petrolina

Serrote do Urubu, em PetrolinaSerrote do Urubu, em PetrolinaCatedral de PetrolinaSo Joo de Petrolina 2017Flvio Jos, no So Joo de PetrolinaSerrote do Urubu, em PetrolinaSerrote do Urubu, em PetrolinaCatedral de PetrolinaSo Joo de Petrolina 2017Flvio Jos, no So Joo de Petrolina

Pin It

Comments are closed.