Nichos de mercado: conheça três cases de sucesso no turismo

Marcelo Coltro, da xtravel, Natália Bonavita, da DUE B, Grabiela Otto, curadora do Seminário, e Devanir Campos, da BSOP

CAMPINAS – Neste último dia da Aviesp Expo, o primeiro painel foi sobre “Agências de Nichos, a inovação segmentada”. Participaram dele Marcelo Coltro, da Xtravel, especializada em esportes e luxo; Devanir Campos, da BSOP, que tem foco no pôquer; e Natália Bonavita, da Due B, especialista em casamentos. A mediadora foi Gabriela Otto, curadora do Seminário Aviesp de 2016.

Na pauta deste painel estavam os nichos de mercado, e as oportunidades para se trabalhar com segmentos. Segundo Gabriela, no turismo pode-se dividir as áreas segmentadas em quatro especialidades: hobbys, destinos, network e tipos de viagem (luxo, aventura, etc).

A história de criação das agências dos painelistas são parecidas, todos estavam à procura de uma agência especializada para suas demandas e não encontravam. Assim, decidiram eles mesmos se especializarem para atender o mercado. Encontraram cada um nicho para trabalhar.

Em 2015 o segmento de casamento movimentou mais de R$ 18 bilhões, 20% deles foram destination wedding. Já no segmento do pôquer, são mais de 4 milhões de jogadores no Brasil e mais de US$ 42 milhões em prêmios entregue em 2015. Este é um dos nichos que mais cresce ao ano, entre 27% e 32%. No caso do luxo, este é um dos poucos que não foram atingidos na crise. Segundo Coltro, as pessoas deixam mais de viajar por acharem constrangedor o país estar em crise e eles viajando.

As dicas para se tornar especialista é viver nesse meio onde escolheu atuar e estar sempre atualizado e atento as novidades do setor. Investimento na equipe para que ela esteja sempre motivada. Ter interesse em sempre aprender para poder atender as necessidades do cliente, já que hoje as informações são mais acessíveis. Compromisso e agilidade.

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