Muito além do MAC: dicas de rolês para fazer em Niterói

As férias vêm aí e é hora de pensar na programação de verão. Pertinho da cidade maravilhosa, Niterói é um local cheio de boas opções de atividades culturais. O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) já é manjado, mas, além dele há outros espaços, museus, fortes e parques, para conhecer.

Créditos: IStock | Pabst_ell

MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Confira a seguir dicas rolês para quem gosta de história, de natureza, de belas vistas, e deseja curtir as férias explorando Niterói:

Confira as dicas: 

  • Museu de Arte Contemporânea (MAC)

    Mesmo sendo manjado, ele não pode ficar de fora da lista. Cartão postal de Niterói, o museu foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Destina-se principalmente a obras pertencentes à arte contemporânea, todas datadas ao decorrer do século XX. Apresenta desde artes abstratas até obras retratando a ilusão da Monarquia Brasileira.

    Local: Avenida Almirante Benjamin Sodré, S/N

  • Fortaleza de Santa Cruz

    Data: Aberto de terça a domingo

    Horário: Das 10h às 17h

    Depois do MAC, esse é o segundo destino mais procurado da cidade. O nome “fortaleza” não é à toda. O local foi, durante os períodos de colônia e império brasileiro, a principal estrutura defensiva da Baía de Guanabara e do Porto do Rio de Janeiro. Lá, é possível fazer uma visita guiada no espaço.

    Local: Estrada General Eurico Gaspar Dutra, s/n

  • Forte do Pico

    Data: De terça à domingo

    Horário: Das 10h ou às 14h

    Preço: R$ 10

    Um passeio para quem gosta de história e de lindas paisagens. Do alto do forte, criado entre 1913 e 1918, que fica localizado a 230 metros de altitude, é possível curtir uma vista da Baía de Guanabara. Além disso, no caminho até o pico, estão canhões utilizados na 2ª Guerra, trazidos para o Brasil como troféus, e ruínas de muralhas e alojamentos dos soldados.

    Local: Avenida Marechal Pessoa Leal, 265

  • Museu do Ingá — ou Palácio Nilo Peçanha

    Data: De terça a domingo

    Horário: De terça-feira a sexta-feira, de 12h às 17h / Sábado, domingo e feriados, de 13h às 17h

    Sede do governo da Guanabara entre 1904 e 1975, hoje museu, o espaço tem um acervo com cerca de quatro mil peças de artistas renomados, como Di Cavalcante, Anitta Mafaldi e Portinari.

    Local: Rua Presidente Pedreira, 78

  • Museu de Arqueologia de Itaipu

    Data: De terça a domingo

    Horário: De terça a sexta, das 10h às 17h / Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.

    O Museu de Arqueologia de Itaipu, além da localização com paisagem exuberante, com vista para o mar, é um espaço ideal para quem se interessa por arqueologia e história dos povos indígenas.

    Local: Praia de Itaipu, s/nº

Outras dicas para o verão:

Arraial do Cabo: águas do Caribe no quintal de casa

Pin It

Comments are closed.