Lazer é o motivo da viagem de 32,9% dos turistas em MG

Conhecido pela rica culinária, pela receptividade de seu povo, pelas belezas naturais e pela paisagem desenhada por montanhas, Minas Gerais sempre foi visto como sinônimo de tranquilidade, destino recomendado para quem quer se desligar dos problemas e recarregar as energias. No entanto, o Estado consolida-se como um ótimo roteiro para o turismo de lazer – motivação de 32,9% dos visitantes, superando até mesmo a tradicional visita aos parentes e as viagens a negócios. É o que aponta a Pesquisa de Demanda Turística 2014, realizada pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.

Em 2014, além dos 32,9% de visitantes que estiveram no Estado a lazer, 25,2% foram para visitar amigos ou parentes, enquanto outros 22,7% tinham como motivação o turismo de negócios. Os 19,2% restantes estão distribuídos em razões diversas. Como aponta a tradicional canção “Oh, Minas Gerais”, que se tornou um hino do Estado, o verso “quem te conhece não esquece jamais” é notório quando observado que 96% dos entrevistados consideraram que a viagem superou as expectativas. A pesquisa apontou também que 60,3% dos viajantes já conheciam a cidade escolhida e 84,8% organizaram o passeio por conta própria. Em média, os turistas atribuíram nota 8 à satisfação com a viagem.

Quanto ao perfil dos viajantes, a maioria é composta por homens, entre 21 e 30 anos, que ficam, em média, quatro dias no roteiro e têm gasto médio de R$ 586 por todo o passeio. Em resumo, o turista de Minas realiza algum trabalho remunerado, tem renda mensal entre R$ 1.021 e R$ 3.570 e adere aos hotéis como principal forma de hospedagem. O principal atrativo é o turismo cultural, até pelo grande número de cidades históricas. Entre os ouvidos, 31% dos visitantes estavam acompanhados pelas mulheres ou maridos nas viagens.

O Estado é sempre associado à culinária. Quando perguntados o que lhes vinha a cabeça quando citado Minas, 33% das pessoas responderam gastronomia. Outros 13% enalteceram as características do povo mineiro, enquanto 12% citaram as montanhas como algo marcante.

Os produtos mais lembrados pelos turistas foram queijo, pão de queijo e cachaça, além do doce de leite.

Circuitos atrativos. Minas Gerais possui hoje 46 circuitos turísticos registrados, de acordo com a secretaria. Eles abrangem cidades de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística de forma sustentável e buscam consolidar uma identidade regional que seja atraente para os visitantes. Os mais procurados em 2014, segundo a pesquisa, foram a Serra da Canastra e os Circuitos do Ouro, dos Diamantes e das Águas.

As agências de turismo também têm comemorado os bons resultados no Estado. Mariana Campos, gerente do produto Minas Gerais da CVC, diz que há muitas particularidades. “Hoje é muito comum que os turistas realizem viagens de carro próprio para as cidades daqui. Vem sendo muito frequente por turistas do interior de São Paulo, especialmente para o Circuito das Águas, no Sul de Minas”.

Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina também são muito requisitadas, segundo ela. “Esse tipo de destino só perde para Belo Horizonte, que é um ponto logístico e estratégico. Um roteiro que vem se destacando é Inhotim, em Brumadinho, que tem recebido muitos elogios”, comemora a gerente.

Pin It

Comments are closed.