Jamaica registra mais de 12% de crescimento no número de brasileiros em 2015

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Luciana Alonso, do Jamaica Tourism Board, entre os agentes Dorys Nery, da Domus Viagens, Yana Pinheiro, da Greenwich, Lisa Taragonet, da Ana Terra Turismo, Sabine Roubiczek, da GSP Travel, e Tiago Abdul, da Welcome Trips, em famtrip realizada esta semana em parceria com a Copa Airlines e AMResorts

Uma nova Jamaica! É assim que a ilha caribenha pode ser classificada quando o assunto é indústria turística. Para se ter uma noção, de 2012 para cá, o país ganhou 26.000 mil novos quartos, investiu US$ 60 bilhões em infraestrutura e promoção turística, e agora já começa a colher os frutos de todo estes esforços. Tanto é que 21.000 novas fontes de emprego foram criadas com ligação direta ou indireta com o Turismo, sem falar na criação do Centro de Convenções de Montego Bay e a chegada de grandes marcas hoteleiras nos últimos anos, como Marriott, Moon Palace e Courtyard.

Com os números ainda por fechar em relação ao ano de 2015, o Jamaica Tourism Board já pode até “cantar vitória” com antecedência. Isto porquê, só em 2015 foram adicionados mais de 1.200 quartos a cadeia hoteleira da ilha, com a presença de mais de 1,6 milhão de turistas estrangeiros até o mês de setembro. Um bom exemplo é o mercado brasileiro, que apresentou um crescimento expressivo de 12,7% de 2014 para 2015, bem mais que o dobro registrado, por exemplo, de 2013 para 2014, quando o aumento foi tímido, perto dos 5%.

Para Luciana Alonso, representante do JTB no Brasil, o mercado nacional está voltando a acreditar na Jamaica. “Era um produto caríssimo há um tempo atrás, com poucos resorts, sistema all-inclusive, sem grandes opções. Agora, o brasileiro volta a acreditar no destino, já que ganhamos novos hotéis, chegaram grandes marcas internacionais e a oferta aumentou e diversificou. Hoje, por exemplo, temos hotéis budget e unidades com vários planos de alimentação, o que acaba facilitando a vinda de diferentes perfis de turistas para conhecer a ilha”, disse.

Investimento em capacitações e parcerias continua em 2016

É um “boom” turístico que precisa e já está sendo bem aproveitado. Destaque para os mercados norte-americano (EUA) e canadense, os grandes responsáveis por manter a média de ocupação hoteleira da Jamaica em torno de 70%. Embora tímido em relação ao número de visitantes anuais, o Brasil tem sim a sua importância. Tanto é que, somente no ano passado, o JTB investiu em treinamento por 15 cidades, capacitando cerca de 700 agentes.

“Tivemos uma média de 45 agentes por capacitação. E agora prentendemos continuar com este investimento, com um foco maior no luxo, setor que mais vende durante a crise. Ainda temos cooperados com algumas operadoras nacionais e queremos manter esta relação para este ano”, destacou Luciana Alonso.

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