Ignacio Bellini, gerente da Ente Mixto el Calafate: “A expectativa com o mercado brasileiro é muito grande”

Completando um ano em julho, a Ente Mixto El Calafate, tem como objetivo a divulgação turística do destino Calafate, na Argentina. De acordo com Ignacio Bellini, gerente da entidade, o mercado brasileiro é essencial para o desenvolvimento da região. Em entrevista ao DIÁRIO, Bellini tratou de assuntos como sazonalidade, atendimento aéreo, principais atrativos da região, entre outros. Confira:

DIÁRIO – Como se dividem os períodos sazonais em termos de receptivo em Calafate?

IGNACIO BELLINI – Aqui o período forte é o verão, a gente recebe turistas o ano todo, mas agora [no inverno], por causa do clima, recebemos menos. A cidade recebe turistas o ano todo, mas a alta estação é o verão e a primavera.

DIÁRIO – Como Calafate é atendida por companhias aéreas?

IGNACIO BELLINI – No verão você tem, operando no aeroporto, voos da Lan, da Aerolineas Argentinas e da Lade, Lade é uma companhia bem pequena. No verão temos 15 voos diários. No inverno temos entre quatro e cinco voos, dependendo do dia. Sábado e domingo temos cinco e seis voos, e segunda, terça e quarta temos quatro voos.

DIÁRIO – Você dirige uma entidade mista (pública/privada)…

IGNACIO BELLINI – Isso mesmo. Nós temos aqui um diretório, com oito diretores, que são quatro do setor público e quatro do setor privado. Temos a Câmara de Empresários local, temos uma associação de hotéis, temos associação de agências de viagens do lado privado. Do lado público temos a secretaria de turismo, o honorável conselho municipal de turismo, temos uma deputada que também está no setor público. Nós nos entendemos bastante bem para conciliar os interesses públicos e privados. O começo foi um pouco mais difícil, mas agora o pessoal tem as mesmas metas, o caminho é o mesmo.

DIÁRIO – Qual é o número de estabelecimentos envolvidos com o turismo?

IGNACIO BELLINI – Temos aqui 162 hospedagens, desde hotéis cinco estrelas até campings, pousadas, apart hotéis… Fora de hospedagens, temos 50 restaurantes. Temos datas em que a cidade está lotada, e lotação é ótimo.

DIÁRIO – Qual a expectativa de Calafate com o mercado brasileiro?

IGNACIO BELLINI – A expectativa com o mercado brasileiro é muito grande. Os brasileiros são o nosso segundo principal cliente, depois dos argentinos, obviamente, mas sempre é muito importante, são 210 milhões de pessoas. Fora o povo argentino, os brasileiros são nossos principais clientes. A divisão é de 52% de argentinos e 48% estrangeiros. Dos 48%, 40% são brasileiros. Um pouco mais de 100 mil brasileiros.

DIÁRIO – O ponto turístico principal de Calafate é o Perito Moreno…

IGNACIO BELLINI – Sim, a geleira Perito Moreno. Apesar de termos muitos glaciares, temos também montanhas e um pequeno parque de neve que dá pra fazer as primeiras aulas de esqui e snowboard.

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