Gastronomia é a meta para atrair o turismo – JCNET

Um debate realizado na comunidade e promovido pelo Instituto Usina dos Sonhos, que todos os anos promove o festival de poesia, definiu que Dois Córregos tem três eixos para ser trabalhado e conquistar os turistas: meio ambiente, gastronomia e cultura. A bola da vez é gastronomia. O próximo passo será o turismo de visitação.

Quem dá a boa notícia é o empresário José Eduardo Camargo. “Fizemos um debate com a comunidade sobre economia criativa. Mais de 50 pessoas participaram entre prefeito, vereadores, empresários, artistas e população. Os três eixos foram definidos”.

A gastronomia vem sendo bastante trabalhada. “Realizamos dois concursos gastronômicos, um só com doces e outro com doces e salgados. Estamos nos preparando para entre 18 de setembro fazer a Festa da Macadâmia. Uma semana depois, dia 25, fazer o 8º Festival de Poesia, onde vamos realizar mais uma edição de gastronomia e espaço gastronômico com destaque a macadâmia”, diz Camargo.

O empresário frisa que além do sorvete, trufas, bombons, salgados, chuleta, pizza e panetone de macadâmia. “O Sesi ofereceu um curso de panificação e saiu um panetone de macadâmia. Vamos fazer o terceiro evento de gastronomia entre 18 e 25 de setembro”.

O próximo passo a favor do turismo local será a visitação as plantações de noz de macadâmia. “O turismo de visitação será o próximo passo. Para isso a gente precisa se preparar, montar um esquema de visitação”.


Curiosidade

O campeão de produção de macadâmia é o Havaí. A noz é de origem australiana. As primeiras sementes selvagens das nozes foram encontradas nos estados australianos de Bauple e Queensland, mas foi no Havaí que ela se popularizou, onde chegou por volta de 1880, levada por biólogos.  De acordo com o Serviço de Estatísticas de Agricultura do Havaí (HASS), em 2007 o país possuía 570 fazendas que produziam 19 mil toneladas a cada ano. Apesar de os números estarem diminuindo ao longo dos anos, o volume de produção ainda é alto e tanta macadâmia assim só poderia servir para uma coisa: exportação. Só os EUA consomem 48% da produção mundial. O Brasil produz cerca de 3.200 toneladas da noz/ano. Os estados produtores são: São Paulo, Espírito Santo e Bahia.

 

  • Serviços

Restaurante Fogão de Lenha – O Ponto da Chuleta – Telefone: (14) 3652-5982
Sorveteria Ponto Chic – Telefone: (14) 3652-1622
Queen Nut Macadamia – (14) 3652-6299 e 3652-1662
Dois Córregos Nut  – (14) 3652-6299

Pin It

Comments are closed.