G1 – Com trânsito alterado, moradores do Francês temem prejuízos …

Moradores e comerciantes do Francês, no município de Marechal Deodoro, Litoral Sul de Alagoas, reclamam que o trânsito no local foi alterado e, com isso, carros e ônibus são obrigados a trafegar por ruas que não estão preparadas para receber uma grande circulação de automóveis.

Os ônibus estão passando pela Rua Arabaiana para então voltar à avenida principal do Francês. A advogada Lena Canavarro diz que a casa dela estremece quando um ônibus passa e conta que rachaduras começaram a aparecer nas paredes nos últimos dias.

“Essas rachaduras vieram aparecer depois que todo o trânsito do local passa por aqui. Os ônibus passam em alta velocidade. Já tem baixadas na pista e o asfalto está cedendo. Os canos estouraram duas vezes e o calçamento não presta mais para nada”, afirma a advogada.

Os moradores estão preocupados também com a segurança já que, segundo eles, muitos motoristas passam em alta velocidade no local.

A comunidade denuncia ainda que a área é de proteção ambiental por conta do mangue e do brejo, mas que isso não está sendo respeitado.

“Quando você faz uma alteração no trânsito e coloca um trânsito pesado, ônibus e caminhões, isso só deve ser feito mediante estudos que mostrem se é possível, o que não foi feito. Todo o material que cai dos veículos que passam aqui vai direto para o brejo e para o mangue. Só que esse locais não possuem circulação com o oceano, então esse óleo vai se acumulando”, diz o biólogo Gariel Le Campion.

Nelson Garcia é proprietário de uma pousada e diz que os turistas se sentem incomodados com o barulho dos ônibus, e teme prejuízos. “Um cliente comentou comigo que veio ficar aqui para descansar, mas não consegue porque o barulho nas primeiras horas da manhã é demais”, afirma Garcia.
 
Uma turista de Goiás conta que sempre vai para o Francês descansar, mas que por causa desse problema, não pretende mais voltar ao lugar. “Não temos sossego. Os ônibus passam direto aqui, as pessoas não podem mais descansar”.

Segundo o diretor de operações da Superintendência de Transporte e Trânsito de Marechal Deodoro, a entrada dos ônibus nas ruas do Francês é para atender à uma reivindicação dos trabalhadores do local e que serão colocados pontos de ônibus nas ruas. “A mudança foi para atender a demanda das pessoas que trabalham no Francês”, afirma.

Sobre o calçamento, ele disse que a rua vai ser asfaltada e também falou das rachaduras nas casas. “Nós desconhecemos as rachaduras nessas casas. Vamos levar a reclamação para o secretário de Infraestutura para que seja feito um levantamento”, alega.

A Secretaria de Meio Ambiente de Marechal Deodoro informou que não existem estudos científicos que comprovem o prejuízo ao meio ambiente.

Pin It

Comments are closed.