Família vive em casa-estufa e cultiva seus alimentos

Uma família holandesa formada por um casal, duas adolescentes e um cachorro vive em uma casa sustentável construída dentro de uma estufa desde junho de 2015, após ser selecionada para participar de um experimento da Universidade de Rotterdam, na Holanda.

Créditos: Helly Scholten Mark de Leeuw

Fachada da casa ecológica em Rotterdam, na Holanda

Localizada em uma região industrial da cidade, a “Casa Conceito” foi projetada pelos estudantes para que a família pudesse cultivar os próprios alimentos. Por este motivo, a habitação de 400 m² foi construída toda em madeira dentro de uma estufa.

Créditos: Helly Scholten Mark de Leeuw

Alimentos produzidos na horta que fica dentro de uma estufa

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis

A horta, que abastece a família durante os meses quentes do ano, tem 135 m² e 1.450 m² de telhado verde, que realmente pode ser comido. Segundo a família, os tomates são abundantes o ano todo e, por isso, são compartilhados à comunidade.

Créditos: Helly Scholten Mark de Leeuw

Jardim no sótão da casa sustentável em Rotterdam, na Holanda

O jardim do telhado verde também possui tanques para armazenar a água da chuva, que posteriormente é utilizada nos banheiros e no irrigamento das plantas.

Créditos: Helly Scholten Mark de Leeuw

Escadas que dão ao sótão da “Casa Conceito”

Para que o clima da casa seja ameno durante todo o ano, as paredes internas possuem argamassa com pedras, que absorvem o calor e diminuem a temperatura do ambiente durante o verão. Já as paredes revestidas de palha reduzem o aquecimento no final da noite, quando faz mais frio.  

Créditos: Helly Scholten Mark de Leeuw

Teto solar da “Casa Conceito” habitada pela família Sholten

Além disso, o imóvel é alimentado com um tubo abaixo do solo que resfria o ar durante o verão e o aquece durante o inverno. Assim, o uso de energia é reduzido drasticamente.  

Créditos: Helly Scholten Mark de Leeuw

Família Sholten mudou-se para a casa ecológica em 2015

A pesquisa da Universidade de Rotterdam terá fim em maio deste ano, quando a família se mudará e a casa, provavelmente, será vendida. O valor estimado do imóvel é de € 500 mil (cerca de R$ 2 milhões).

Créditos: Helly Scholten Mark de Leeuw

Fachada de vidro permite entrada de luz solar na casa e reduz uso de energia

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.

Pin It

Comments are closed.