EUA obrigam American e Qantas a afrouxarem acordo de codeshare

B787-9 Dreamliner (Divulgao/American)

DOT nega imunidade à Americann

O acordo de compartilhamento de voos entre American Airlines e Qantas Airways não será mais o mesmo a partir do dia 30 de setembro. A companhia norte-americana confirmou, na última terça-feira (31), que três voos entre EUA e Austrália, que estão atualmente sob este atual codeshare, serão afetados.

O anúncio acontece menos de uma semana após a American afirmar que planeja refazer um pedido feito ao Departamento de Transporte dos EUA para uma certa imunidade antitruste dentro da parceria que permitiria uma melhor coordenação de voos transpacíficos com a Qantas, já negada em novembro.

“Com isso, temos que modificar nosso codeshare com a Qantas a fim de proteger nossos interesses comerciais por conta de uma triste decisão do Departamento de Transportes de não nos garantir a imunidade no fim de 2016”, disse a American, em nota.

Todos sabem que o acordo de codeshare permite que as companhias aéreas levem aos passageiros melhores conectividades e mais conforto na hora de viajar. A mudança, no entanto, fará a maior companhia do planeta retirar seu código AA dos seguintes voos: Sydney-Los Angeles, Sydney-Dallas e Los Angeles-NY.

Por outro lado, a Qantas removerá seu código de voo das operações da American entre Los Angeles e Sydney. “American e Qantas permanecem como grandes parceiras e compromissadas em achar novas maneiras de trabalhar em conjunto no futuro”, disse a AA, em nota. “Estamos confiantes que nosso pedido conseguirá uma revisão legal sob a nova administração federal”, completou a American.

Pin It

Comments are closed.