Entregas de aeronaves sofrerão grandes atrasos, diz CEO da AerCap

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AerCap fechou 279 contratos de leasing em 2016

Embora somente as grandes companhias aéreas internacionais ganhem destaque no noticiário, tem empresas arrendadoras de aeronaves comerciais que são consideradas cruciais para um ótimo desenvolvimento do transporte aéreo, já que investem bilhões de dólares anualmente na compra de aeronaves para realizar contratos de leasing com as suas parceiras.

Uma delas é a AerCap, do CEO Aengus Kelly. O executivo veio a público afirmar que as companhias aéreas continuarão tendo suas entregas de aeronaves widebodies adiadas, embora seu ponto de vista com relação ao mercado continue otimista. Para ele, as atuais ordens de encomenda na Airbus e Boeing não refletem o que de fato será entregue.

“Nós vemos grandes atrasos no mercado de widebodies. O OEM (Original Equipment Manufacturer)* vai vender para qualquer cliente, mas algumas das grandes companhias, como Emirates e Etihad, estão focando os mesmos passageiros”, disse Kelly, que não vê com surpresas estes tipos de atraso. “Existe uma sobrecarga de novas encomendas para estas aeronaves, é claro”, completou o CEO.

“Essas ordens são apenas uma previsão do que pode acontecer no futuro, mas as fabricantes não tem a minima ideia de qual companhia terminará transportando os passageiros”, disse Kelly. Ele ainda lembrou o exemplo das indianas Kingfisher e Indigo, na Índia. Ambas realizaram grandes ordens de encomenda para novas aeronaves, mas apenas uma delas sobreviveu (Kingfisher faliu). O que conta, potanto, são as entregas “porque não são cíclicas e comprovam a linha de demanda”. Ele ainda está convicto que nem Airbus e nem a Boeing colocarão “sua capacidade no mercado que irá falir seus clientes”.

*Termo em inglês usado quando uma empresa faz uma parte ou subsistema que é utilizado no produto final de outra empresa

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