Embratur aposta em inteligência competitiva para fortalecer ecoturismo

1 dia do Seminrio de Promoo Internacional de Destinos de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Foto: Divulgao/Embratur)

1º dia do Seminário de Promoção Internacional de Destinos de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Foto: Divulgação/Embratur)

Na última quarta-feira (14/4), o coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, Bruno Reis, participou do Seminário Promoção Internacional de Destinos de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Segundo Bruno, as estratégias de divulgação dos destinos e produtos do País, baseadas na inteligência competitiva desenvolvida pela Embratur, podem multiplicar de forma substancial o potencial das vendas no exterior.

Como palestrante, Bruno apresentou uma análise da inteligência comercial do segmento no mercado internacional. As informações que alimentam os estudos, segundo ele, partem de monitoramento sistemático realizado pelo Instituto, através dos seus 13 Escritórios Brasileiros de Turismo (EBT) que atuam em 20 países. O turismólogo afirmou que o trabalho tem sido executado com excelência, despertando inclusive interesse de instituições de outros países.

“A cadeia produtiva do turismo e os estados brasileiros devem se utilizar das ferramentas oferecidas pela Embratur. Queremos divulgar o turismo brasileiro lá fora com mais inteligência e eficácia e o resultado dessa integração é o aumento do fluxo de visitantes para o Brasil”, completou o coordenador-geral do Instituto. Entre os produtos disponíveis estão o Boletim de Inteligência Competitiva, o Diagnóstico dos Produtos Turísticos e o Perfil de Mercado.

Ao abordar a operacionalização do trabalho do Instituto, Bruno citou a agenda de capacitação da Embratur com agentes de viagem e operadores de turismo, a atuação em feiras internacionais – muitas delas, conforme lembrou, já contam com a presença do estado do Mato Grosso do Sul. Outro ponto alto foi a divulgação do ranking dos cinco países nos quais o Brasil deveria explorar melhor a comercialização de produtos de Ecoturismo: Argentina, EUA, Franca, Alemanha e Reino Unido.

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