Elvira Salazar, diretora do Turismo da Espanha no Brasil: “Se esse ano continuar nessa linha de crescimento, bem-vindos os anos atípicos”

Mesmo com anos atípicos para o Brasil, o número de brasileiros visitando a Espanha tem crescido mais do que a média de outros países, com 440 mil brasileiros no país apenas no ano passado. Por isso, as dificuldades esperadas para 2015 não assustam Elvira Salazar, diretora do Turismo de Espanha no Brasil. Em entrevista, Elvira falou ao DIÁRIO sobre as perspectivas de crescimento para o mercado brasileiro, destinos espanhóis mais populares e estratégias de promoção. Confira:

DIÁRIO – O ano de 2015 parece que será novamente um ano atípico. Qual é a sua perspectiva para a promoção da Espanha dentro do nosso país?

ELVIRA SALAZAR – Realmente, esses anos que têm sido atípicos, para a Espanha têm sido muito bons. No ano passado, por exemplo, o crescimento de turistas brasileiros para a Espanha foi bem alto, de 12%, e já estávamos em uma tendência crescente. Foram mais de 440 mil brasileiros que visitaram a Espanha em 2014.

Foi um ano ótimo. Então, se esse ano atípico também continuar nessa linha de crescimento, para mim, bem-vindos os anos atípicos.

DIÁRIO – De quanto é a perspectiva de crescimento?

ELVIRA SALAZAR – Ainda não podemos falar, porque estamos tendo um crescimento bem maior nos últimos quatro anos do que era esperado. Eu acredito que são números que manter ou ficar entre 5% e 10% é ótimo. Isso para nós já é bem positivo.

DIÁRIO – Além de Madrid e Barcelona, quais são os destinos da Espanha que mais recebem brasileiros?

ELVIRA SALAZAR – No ano passado, já estávamos vendo que o crescimento para outros destinos além de Madrid e Barcelona era importante, mas no ano passado foi sobretudo um crescimento grande de Andaluzia e também das Ilhas Baleares, eu acho que foi um crescimento sobretudo para Ibiza, Mallorca, que no ano passado bombaram. Tivemos um crescimento não tão forte, mas também a destacar da cidade de Valência e para (???) Caminho de Santiago e também percebemos agora um movimento significativo nas Ilhas Canárias por causa dos cruzeiros. Os cruzeiros estão crescendo muito e uma das principais paradas que eles fazem na Espanha é na Ilha de Tenerife. Assim estamos vendo que também tem um crescimento destacável por causa disso.

Plaza Mayor, no centro de Madrid, Espanha. (foto: Wikimedia Commons)

Plaza Mayor, no centro de Madrid, Espanha. (foto: Wikimedia Commons)

DIÁRIO – Há cerca de dois ou três anos, a Espanha tinha uma promoção muito forte que era a Espanha Marca. Esse slogan ainda permanece?

ELVIRA SALAZAR – Não. Agora estamos com o slogan de I Need Spain, que começou no ano de 2011 e é um slogan que realmente tem como base a promoção da Espanha no seu estilo de vida, que é um dos pontos mais atraentes para o turista que vai à Espanha, não só dos brasileiros, mas de maneira geral. A Espanha têm um índice de fidelidade do turista de 84%, é um índice muito alto, considerando que recebemos 65 milhões de turistas no ano passado. Isso significa que a atração do país não está só na sua história, patrimônio, no seu recurso turístico, mas também na calidez das pessoas, em como são tratadas e recebidas durante essa viagem. I Need Spain realmente busca esse apelo emocional do turista que não vai viajar exclusivamente para descobrir, mas para ter um descobrimento da experiência da viagem. Isso que nós queremos.

DIÁRIO – Há alguns anos eu participei de uma coletiva em que Madrid se tornava parceira da cidade de São Paulo para trabalharem em conjunto. Esse projeto foi refeito? Pretendem fazer esse tipo de aproximação com cidades brasileiras para que haja intercâmbio? Isso tem dado certo?

ELVIRA SALAZAR – Tem dado certo até agora. Eu acabei de voltar da FITUR (Feira Internacional de Turismo em Madrid) e o pessoal de Madrid e da São Paulo Turismo já marcou uma reunião porque esta relação está voltando. Existe um interesse tanto pela cidade de São Paulo quanto por Madrid. Acredito que todas as relações entre grandes cidades que tem pontos em comum são muito boas, porque tudo isso acrescenta e melhora a relação entre os países e as pessoas.

DIÁRIO – Vocês darão enfoque ao turismo corporativo e ao turismo de eventos esse ano? Qual a importância do turismo de negócios?

ELVIRA SALAZAR – Estamos dando importância. Já desde o ano passado criamos no escritório um departamento focado exclusivamente em tudo o que seria esse segmento. Mas a Espanha para o brasileiro está mais dentro do que seria o destino para incentivos. É aí onde estamos trabalhando mais e para nós é importante destacar o que seria a estrutura e a qualidade do serviço que tem a Espanha na recepção desses grandes grupos, tanto no incentivo quanto na celebração do evento.

Madrid e Barcelona estão na terceira posição de destino ICA para celebração de convenções e eventos, então queremos dar continuidade sobretudo fazendo uma maior divulgação do destino para o segmento que acredito que não seja tão conhecido no Brasil como nos outros países europeus.

DIÁRIO – Elvira, pode falar um pouco sobre a sua trajetória profissional?

ELVIRA SALAZAR – Eu fiz licenciatura na universidade de Ciências Políticas e depois me especializei em Relações Internacionais e fiz uma pós-graduação em Estudos Latino-Americanos. Trabalhei durante um tempo na Universidade de Roma e me preparei para um concurso público para trabalhar com o Ministério do Turismo e trabalhei em Madrid no organismo de promoção para o turismo no exterior durante cinco anos. Cheguei no Brasil em 2012.

Pin It

Comments are closed.