Dupla chega a topo de rocha nos EUA em escalada livre histórica

Tommy Caldwell (no topo) comemora chegada ao cume do El Capitan enquanto Kevin Jorgeson se aproximava de terminar a escalada (Foto: Ben Margot/AP Photo)Tommy Caldwell (no topo) comemora chegada ao cume do El Capitan enquanto Kevin Jorgeson se aproximava de terminar a escalada (Foto: Ben Margot/AP Photo)

Os americanos Kevin Jorgeson e Tommy Caldwell chegaram ao topo da rocha El Capitan, dentro do Parque Nacional Yosemite, na Califórnia, nesta quarta-feira (14), segundo informou a agência Reuters. Os dois foram os primeiros a conseguir completar escalada livre na rocha, usando apenas as mãos e os pés. Eles dispensaram ajuda de cordas ou equipamentos para subir, e levaram apenas aqueles para prevenir quedas.

Localizada no Parque Nacional Yosemite, na Califórnia, a pedra de El Capitan é o maior monólito de granito do mundo, ou seja, a maior estrutura geológica composta de uma rocha única feita de granito. Ela tem quase 900 metros de altura.

A dupla chegou ao topo do El Capitan às 15h30 locais (21h30, pelo horário de Brasília), segundo informou o porta-voz Jess Clayton. A escalada durou mais de duas semanas.

Kevin e Tommy, que se prepararam para a aventura por mais de um ano, comiam e dormiam em tendas suspensas na parede da rocha.

Eles se mantiveram conectados com o mundo pelas mídias sociais: de seus celulares, a dupla postou no Facebook e no Twitter regularmente, e abasteceu blogs.

A primeira pessoa que conseguiu escalar a rocha de El Capitan o fez em 1958. Existem mais de cem rotas até o topo. A rocha é conhecida por ser “tão lisa como o alabastro e tão íngreme como a parede de um quarto”.

Tommy e Kevin no primeiro dia da escalada; eles levaram celulares para a jornada e postam fotos nas redes sociais ao longo do caminho (Foto: Reprodução/Facebook/Tommy Caldwell)Tommy e Kevin no primeiro dia da escalada; eles levaram celulares para a jornada e postam fotos nas redes sociais ao longo do caminho (Foto: Reprodução/Facebook/Tommy Caldwell)

Pin It

Comments are closed.