De bike pelas Ilhas do Lagamar

Por Yasmin Abdalla, da Garupa*

Eis um programa perfeito para quem gosta de pedalar e prefere as praias selvagens às badaladas: um roteiro de bicicleta pelas areias desertas do Parque Nacional do Superagüi e do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, na divisa entre Paraná e São Paulo. E você ainda se esbalda de peixes e frutos do mar fresquinhos e conhece de perto o cotidiano das comunidades tradicionais dessa região que é o maior corredor de Mata Atlântica do Brasil.

Fotos: Eduardo Green/Divulgação

São quatro dias e três noites de viagem partindo de Curitiba, com 50 km percorridos em bicicleta, várias travessias de barco, visitas às comunidades locais, trilhas e passeio por manguezais. A viagem é organizada pela operadora Gondwana Ecoturismo, e a próxima saída é no feriado de Corpus Christi, entre 4 e 7 de junho.

Muito pedal e boa prosa
Partindo de Pontal do Sul, no Paraná, há uma travessia de lancha até a Ilha do Mel, cenário da primeira pedalada de 5 km. Dali, outra lancha leva à Ilha das Peças, onde os pescadores da comunidade organizam um passeio em canoas tradicionais do Lagamar. Depois, o grupo faz uma doação de livros arrecadados antes da viagem. Uma segunda pedalada, de 12 km, e outra travessia até a Ilha de Superagui encerram o primeiro dia.

Ilha do Cardoso, na divisa entre São Paulo e Paraná

É em Superagui que acontece o maior percurso de bicicleta, de 28 km, pelas praias desertas da ilha até a vila da Barra do Ararapira. Depois, há a travessia até Pontal do Leste, na Ilha do Cardoso, e mais 19 km de pedalada até a comunidade de pesca do Marujá. As duas noites seguintes são passadas em pousadas comunitárias dali, uma oportunidade de vivenciar a rotina caiçara. Caminhar pela Praia do Lage e conhecer as piscinas naturais da região são os destaques do fim da viagem, junto ao almoço na comunidade do Ariri, já no município paulista de Cananéia.

Por_do_Sol_no_LagamarPor_do_Sol_no_Lagamar

Saiba mais
É importante estar bem preparado fisicamente para as longas pedaladas. E também não esquecer de levar capa de chuva, repelente, protetor solar, chapéu, mochila, roupas leves, lanternas e remédios básicos. O passeio inclui os traslados de van de ida e volta à Curitiba, as lanchas rápidas entre as ilhas, os almoços na Ilha das Peças, no Ariri e no Pontal do Leste, os jantares e a hospedagem em Superagüi e na Ilha do Cardoso, seguro viagem e lanches nos trechos de pedalada em praias desertas.

Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, na Ilha do Mel, no litoral do Paraná

O valor do roteiro é de R$ 1.850 por pessoa, para grupo de no mínimo 8 viajantes. Para quem não tem bicicleta e equipamentos (recomenda-se o uso de mountain bike), o aluguel sai a R$ 400 para os quatro dias –há uma pessoa que faz a manutenção diária das bicicletas durante todo o percurso. Mais informações com a Gondwana.

epep

* A Garupa é o primeiro portal de crowdfunding do Brasil criado para financiar iniciativas de turismo sustentável: viagens que protegem a natureza, melhoram a qualidade de vida e a economia de destinos incríveis de norte a sul do país.

O crowdfunding é uma vaquinha online. Pelo site da Garupa (garupa.juntos.com.vc) você conhece projetos inspiradores que precisam de dinheiro para sair do papel. E pode doar qualquer valor pra eles. Em troca, ganha recompensas relacionadas àquela experiência turística sustentável que está ajudando –pode ser de uma receita típica, uma peça de artesanato ou até a viagem em si.

Pin It

Comments are closed.