Como planejar uma viagem para a Chapada dos Veadeiros

As chapadas são uma das principais atrações turísticas e naturais espalhadas pelo Brasil, recebendo milhares de visitantes todos os anos. Nesse contexto, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um dos mais belos do Brasil. Localizado em Alto Paraíso de Goiás (GO), a cerca de 260 km de Brasília, o local atrai turistas em busca de nascentes, cursos d’água e paredões rochosos em meio ao Cerrado.

shutterstock-veadeirosshutterstock-veadeiros

Já pensou em passar uma temporada na chapada? Os viajantes do Dubbi, plataforma colaborativa sobre turismo, dão dicas sobre o que fazer por lá.

Onde ficar?

Há três cidades possíveis para se hospedar: Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante, cada uma com um estilo.

Alto Paraíso tem melhor estrutura e concilia um ambiente mais familiar com restaurantes, acomodações e bares. Uma opção é o Buddy’s Alto Paraíso Hostel Pousada. Para a viajante Mary Souza, de São Paulo, são muitos os benefícios. “Eles tem bons quartos, além de oferecer ajuda em relação aos roteiros”, conta.

Edsonchuck/Wikimedia Commons

Montanhas que cercam a Chapada dos Veadeiros, em GoisMontanhas que cercam a Chapada dos Veadeiros, em Gois

Montanhas que cercam a Chapada dos Veadeiros, em Goiás

São Jorge é uma vila mais “roots” que acaba atraindo grupos jovens. O ideal por lá é ficar em um camping, mas opções de hostels e pousadas também não faltam. O Camping Pacha Mama (R$ 40 por pessoa), com check in até meia noite, é um dos mais indicados.

Cavalcante é um pouco mais distante (a cerca de 100 km). E o camping também é boa opção, especialmente o Camping Santa Bárbara. Distante 25 km de Cavalcante, o lugar tem uma proximidade com a natureza que recompensa todo o deslocamento, pois fica no Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga.

shutterstock-chapada-veadeirosshutterstock-chapada-veadeiros

Os passeios

Dá para fazer os passeios por conta própria, alugando carro em uma das cidades, mas também existem agências que fazem tours diários pelas principais atrações, como a Travessia Ecoturismo e Alternativas Ecoturismo. Os passeios custam em torno de R$ 100 por dia. Se estiver com amigos, o automóvel pode ser uma ótima opção. Sozinho, os tours são perfeitos para conhecer pessoas do Brasil inteiro. Para entrar no parque, porém, não é cobrado ingresso.

Cachoeiras

Cavalcante tem as melhores cachoeiras da região, na opinião da viajante Marcella Albo, de Brasília –procure visitar as quedas d’água de Santa Bárbara, Veredas e Prata. Esta última tem uma logística bastante complicada, pois são 60 km de estrada de terra. “Mas vale a pena cada quilômetro”, diz.

Em Alto do Paraíso, as cachoeiras têm mais estrutura, como é o caso da Loquinhas, Cachoeira dos Cristais, Cachoeira dos Couros, Cachoeira dos Macaquinhos.

Trilhas

Travessia das Sete Quedas
Nível: muito difícil
Extensão: 23,5 km
Duração: 2 ou 3 dias, se o viajante optar por permanecer um dia a mais acampado
Por que a vale a pena: Passa pela trilha histórica da época do garimpo

Trilha dos Saltos
Nível: difícil, se fizer saltos e corredeiras
Extensão: 11 km
Duração: 4h a 6h
Por que vale a pena: O Mirante do Salto, a 120 metros do Rio Preto, permite uma vista única da chapada

Trilha dos Cânions
Nível: moderado
Extensão: 12 km
Duração: 4h a 6h
b: Chega ao Cânion II, um dos mais espetaculares do Brasil

Trilha da Seriema
Nìvel: leve
Extensão: 800 m
Duração: 1h30
Por que vale a pena: para se refrescar do calor, há o córrego Rodoviarinha

Veja dicas sobre a Chapada dos Veadeiros aqui.

Pin It

Comments are closed.