Comentário sobre Conheça os melhores lugares para degustar vinhos no mundo por Aline

Provar a culinária de um lugar desconhecido é uma tradição para muitas pessoas que gostam de viajar. Mas não só de pão vive o homem e a bebida mais aconselhada para acompanhar diversos pratos é o vinho, em suas diferentes características. Hoje em dia existem setores do turismo especializados apenas nessa atividade: viajar para degustar vinhos.

O enoturismo é mais do que viajar para saborear essas bebidas. Seu conceito inclui conhecer a cultura e as tradições das localidades que se especializaram na produção dos vinhos.

O enoturismo é mais do que viajar para saborear essas bebidas (iStock)

Em todos os cantos do mundo você pode encontrar excelentes opções para degustação, das Américas até às regiões mais recônditas da África. No roteiro preferido pelo brasileiros estão Espanha, França, Portugal, Itália, África do Sul e os nossos vizinhos Argentina e Chile. Além desses, o Brasil também tem respeitadas produtoras de vinho em diversas regiões. As opções são para todos os gostos e bolsos, desde aqueles que preferem viagens de luxo, até quem busca mais economia nas passagens e hospedagem, pesquisando em agências de viagens como esta. Abaixo, conheça alguns dos lugares para visitar e degustar.

Serra Gaúcha, Brasil

Vista panorâmica dos vinhedos da Miolo (Divulgação/Miolo/SBCTA-RS)

O Sul do Brasil é conhecido por delícias gastronômicas, mas a Serra Gaúcha merece um destaque principalmente no Vale dos Vinhedos, onde é possível visitar vinícolas, fazer cursos sobre a bebida e passar por construções históricas. Ficam em Gramado as vinícolas Chandon, Salton e Miolo, mas você também pode visitar as bodegas de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Garibaldi e Farroupilha.

Valle de Colchagua, Chile

Localizado a 130 km da capital Santiago, o Valle de Colchagua é responsável pela maior produção de vinhos no país. Se você pretende fazer um tour na região, é aconselhável começar pela cidade de Santa Cruz, de onde saem diversos passeios para os vinhedos. Os turistas podem visitar o Museu de Colchagua, dedicado à bebida, e embarcar em uma locomotiva a vapor que passa por vinícolas, conhecida como Trem do Vinho.

Mendoza, Argentina

Mendoza, na região no meio da Cordilheira dos Andes, é a maior produtora de vinho da Argentina (iStock)

O clima da região é seco e as terras são de boa qualidade, tornando Mendoza, região no meio da Cordilheira dos Andes, a maior produtora de vinho da Argentina. A cidade tem 70% da produção nacional. Lá é possível encontrar cerca de 1,2 mil adegas, como a Terrazas de Los Andes, a Finca Flichman e a fábrica da Chandon. Deguste excelentes vinhos e faça uma visita guiada pelos vinhedos nos chamados “Caminhos do Vinho”.

Porto, Portugal

Próximo ao rio Douro estão diversos vinhedos que produzem os famosos vinhos portugueses da região do Porto. Ali, os turistas podem conhecer desde os pequenos produtores até as grandes vinícolas especializadas na exportação da bebida. A área é temática, pode-se encontrar tudo relacionado ao vinho, desde museus até enotecas.

Toscana, Itália

Região da Toscana (Foto: iStock)

A região da Toscana tem o clima e as terras adequadas para o plantio da uva, tornando a área uma grande produtora de vinhos de alta qualidade, como os das uvas sangiovese, canaiolo, trebbiano e malvasia. Com mais de 7 mil vinhedos, o enoturista poderá percorrer vários quilômetros de regiões com vinícolas, entre a cidade de Livorno até a divisa com Lazio, além de passar por Florença e Siena, algumas das cidades mais charmosas do planeta.

Hunter Valley, Austrália

A região recebe o título de “País do Vinho”. Localizada a apenas duas horas da capital Camberra, um dos atrativos do local são os centenários campos de uvas semillon, formando uma paisagem inesquecível. São mais de 80 vinícolas na região, onde o turista pode conhecer muito mais sobre produção, métodos de cultivo, processo de fabricação e degustação de alguns rótulos.

Melhor época para viajar

Se você deseja ter uma experiência completa, visitando as vinícolas e conhecendo todas as etapas da produção da bebida, o ideal é escolher a viagem para a época de colheita. No hemisfério Sul, a colheita é feita durante verão, mais para o seu final. Entre fevereiro e março, os vinhedos estão carregados de uvas, formando belas paisagens. Já no hemisfério Norte, os visuais mais encantadores ficam entre setembro e outubro.

Por Raphael Granucci

Pin It

Comments are closed.