Cachoeiras, Carnaval e cerveja: indo além do turismo histórico de Ouro Preto

Conhecer a história de Ouro Preto é conhecer a história do Brasil. Afinal, a antiga Vila Rica foi a capital da capitania de Minas Gerais quando o estado viveu seu período áureo na mineração. Foi lá também a sede do movimento revolucionário da Inconfidência Mineira. Mas nem só de história vive a cidade.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ouro_Preto#/media/File:OuroPretoView.jpg/Wikimedia Commons

Vista da Igreja do Carmo e do Museu da Inconfidncia, em Ouro PretoVista da Igreja do Carmo e do Museu da Inconfidncia, em Ouro Preto

Vista da Igreja do Carmo e do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto

Ouro Preto tem um dos carnavais mais gostosos do Brasil, além de inúmeros passeios na beira da natureza. Pensando nisso, o Dubbi, plataforma colaborativa de viajantes, dá dicas do que fazer por lá.

Cachoeiras

A viajante Jéssica Rosa recomenda conhecer as cachoeiras de Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto. A origem do nome se deve pelo fato de a região sempre ter sido uma fonte abundante em produção de leite. Mas também poderia se chamar “Santo Antônio da Cachoeira”, pois conta com várias cachoeiras ao redor.

São elas: Cachoeira da Estiva (2 km do centro), Cachoeira da Chiquita (7 km), Cachoeira do Cumbi (5 km), Cachoeira da Madureira (3 km). Todas têm em comum agradáveis caminhadas por trilhas, quedas deslumbrantes e banhos refrescantes.

A atmosfera bucólica de Santo Antônio do Leite dispõe de inúmeras pousadas ideais para o viajante que procura sossego em meio a paisagens inspirados. O local também tem ateliês de artesanato e de jóias em prata.

Carnaval

República Área 51/Divulgação

carnaval-ouro-preto-Credito-Republica-Area-51carnaval-ouro-preto-Credito-Republica-Area-51

Ouro Preto tem um dos carnavais mais gostosos do Brasil, além de inúmeros passeios na beira da natureza

Com programação que vai incluir Lucas Lucco, hit do sertanejo universitário, o Carnaval de Ouro Preto é um dos patrimônios da cidade. Por ser uma cidade universitária (abriga a Universidade Federal de Ouro Preto), o que domina por lá são hospedagens em repúblicas e blocos de moradores e estudantes. O gasto pode não ser dos mais baratos por causa do aluguel das repúblicas. O viajante Felipe Gabrich, de Santa Luzia, diz que conseguiu economizar por ter amigos morando lá. Não conhece ninguém? Que tal falar com os amigos? Sempre tem alguém que conhece alguém que mora em algum lugar.

Cervejinha

Tomar uma boa gelada é a parte preferida de muitos viajantes. No calor mineiro de Ouro Preto, isso se faz ainda mais necessário. E para a experiência ser mais completa a viajante Polyana Freitas, de Belo Horizonte, recomenda beber a Ouropretana, cerveja produzida na própria cidade. A Ginger IPA (gengibre no estilo India Pale Ale) é um dos modelos mais pedidos.

Mina

Divulgação/Cprm-gov

mina-velha-ouro-preto-Credito-Cprm-govmina-velha-ouro-preto-Credito-Cprm-gov

Uns dos túneis da Mina Velha, uma das mais antigas minas de Ouro Preto

Mina Velha é uma das mais antigas minas de Ouro Preto, datada de 1704. Possui uma larga extensão de túneis, boa parte deles atualmente interditados, onde o turista pode perceber o grande esforço feito para se retirar o metal precioso da montanha. Os moradores falam que a cidade é um verdadeiro queijo suíço, por causa das inúmeras minas e túneis secretos que cruzam o subsolo. Entrada custa R$5, das 8h30 às 17h.

Observação

Muitos aventureiros devem se perguntar: como vivem os moradores nativos de Ouro Preto? Uma cidade histórica como ela, com seus 70 mil habitantes, é cheia de surpresa. É por isso que o viajante Eduardo França, de Natal, tem uma dica simples, porém interessante. “Vale a pena acordar cedo e simplesmente observar o costume dos moradores locais, enquanto passeia pelas ladeiras e igrejas”, diz.

Feira Pedra Sabão

Divulgação/ouropreto.com.br

feira-sabao-credito-ouropreto-com-brfeira-sabao-credito-ouropreto-com-br

A Feira do Largo de Coimbra, mais conhecida como Feira Pedra Sabão

Imprescindível para quem deseja conhecer mais da cultura local, a Feira do Largo de Coimbra, mais conhecida como Feira Pedra Sabão, tem pedras semipreciosas, jogos e estátuas em pedra sabão, além de camisetas, colares e pulseiras em geral.

Veja mais dicas de Ouro Preto aqui.

Pin It

Comments are closed.