Alojamento turístico invulgar em Portugal

O crescimento turístico em Portugal tem sido notório e para acompanhar essa procura é necessário ter uma oferta diversificada e de qualidade. Nos últimos anos têm sido criados novos e diferentes projetos que satisfazem outro tipo de turistas e proporcionam novas experiências. Um deles é o Moinho de Maneio situado em Penamacor, a 22 km de Monsanto. É um #Alojamento de #Turismo rural e é o primeiro a ter um quarto em forma de “bolha”. Este contém uma tenda feita de ar insuflado, transparente e com vista para o céu. Esta tenda está colocada sobre chão de madeira no meio da natureza virada para a ribeira da Bazágueda. No exterior da tenda há uma casa de banho e no resto do espaço há uma piscina, canoagem e passeios pedestres.

Na Amieira Marina, localizada na barragem do Alqueva, há a oportunidade de reservar um barco que funciona como casa que tem capacidade para 8 a 12 pessoas. Este serviço tem um preço elevado mas é uma experiência que merece ser vivenciada. Foi inaugurado em Novembro de 2015 e é um espaço tranquilo e sossegado. Este quarto flutuante é ecologicamente sustentável e de fabrico nacional. Para chegar até ele é preciso apanhar uma canoa na marina.

A Quinta da Pacheca, em Lamego, é uma quinta dedicada ao enoturismo, que inclui um hotel, um restaurante e é local de eventos. Recentemente, passou a ter quartos com a forma de uma pipa de vinho com 25 m2, que proporcionam uma experiência diferente e inovadora. Os quartos foram criados após a recuperação de antigos barris do vinho do Porto e transformados em bungalows com ar condicionado.

No Parque Rural Tambor, em Aveiras de Cima, existem duas caravanas ciganas, no meio do campo, usadas como alojamento turístico, uma com o nome de Maria Papoila e outra de Maria Violeta. Cada caravana tem uma decoração típica da comunidade cigana, com muitas cores, uma cama de casal, aquecimento e rede para mosquitos. As mesmas foram construídas pelo marceneiro britânico Greg Mort. O pequeno almoço é tomado nas caravanas e servido num cesto de piquenique. Neste espaço existe diversos animais, é possível andar a cavalo e praticar tiro com arco e golfe.

A Quinta M, situada em Casal da Avó, em Santarém, é composta por quatro tendas mongóis redondas denominadas de Yurt. Cada uma tem um nome de rio: Douro, Tejo, Minho e Lima e inclui uma cama de casal, casa de banho e janela no teto. Esta quinta é gerida pelo casal francês Louis e Florence Giordimaina e abriu ao público em 2015. A essência da quinta está relacionada com o cavalo lusitano e uma das atividades disponíveis é passear neste tipo de cavalo, para além de haver também uma piscina.

Uma antiga estação de comboio, do século XIX, no Marvão, é atualmente um alojamento turístico. Foi inaugurada em 2013 e chama-se trainspot guesthouse. É subconcessionada pela REFER e mantém a decoração original feita com objetos tradicionais da região. A guesthouse tem 7 quartos alguns com vista para a linha do comboio e podem ter casa de banho privada ou partilhada. No total pode receber 24 hóspedes.

Por fim, temos o Design Hotel Wine, em Caminha, com vista para o rio Minho. Este hotel de 4 estrelas está instalado num antigo solar do século XVIII e foi inaugurado em Maio de 2012. Tem um design moderno relacionado com o vinho e inclui uma enoteca onde as pessoas podem conviver e degustar vários vinhos portugueses. A decoração e o conceito deste alojamento também se relaciona com a arte, a pintura, a escultura e a música, como é visível no tipo de quartos à disposição. No entanto, a maior diferença diz respeito aos 5 quartos que rodam 35 graus duas vezes por dia, ou seja, não são imóveis e permitem ter visões diferentes sem sair do mesmo lugar. Estes quartos estão a três metros do solo e tem janelas de vidro compridas. A sua localização é num módulo separado do resto do hotel que funciona a energia solar.

Pin It

Comments are closed.