Aline Camila Lopes: ‘Turismo esportivo: distração, negócios e …

Diversão e esporte, combinação perfeita que vem crescendo cada vez mais em todo o mundo.
O turismo esportivo é um tipo novo que reúne amantes da prática esportiva e apaixonados por viajar. Essa modalidade vem atraindo cada vez mais adeptos, estimulados por megaeventos esportivos, e, além das vantagens para corpo, mente e alma, ainda existem vantagens para o bolso de ambas as partes.

De acordo com a bibliografia especializada, o turismo esportivo consolida-se geralmente como uma atividade realizada em locais onde predomina o contato com a natureza envolvendo em harmonia a flora e fauna, absorvendo o potencial de ecossistemas locais que realçam o evento, estimulando as pessoas a práticas esportivas aliadas à contemplação do local.

Essa alternativa consiste em aproveitar o local como atrativo turístico e esportivo para satisfazer as necessidades e desejos de estar em contato com o ambiente natural e até como alternativa contra o êxodo rural, resgatando e preservando raízes culturais.

Assim será este ano, quando Três Lagoas receberá pela primeira vez duas etapas do Rally dos Sertões, em que, em meio a trilhas e estradas rurais, centenas de competidores e milhares de espectadores poderão contemplar a natureza esplendorosa da região e ver de perto, pela primeira vez, pilotos e máquinas de ponta do mundo off-road.

Esta é mais uma oportunidade para investimentos que poderão suceder ao evento e ampliar ainda mais o empreendedorismo no Bolsão, migrando para o setor de serviços por meio do Turismo Esportivo.

É preciso lembrar que um dos objetivos da promoção turística esportiva de uma região não é só consolidar o esporte; a isso se alia a ideia de que a natureza pode ser contemplada e, ao mesmo tempo, explorada comercialmente, sem agressão ao meio ambiente. Portanto, torna-se, para regiões com amplos parques ecológicos e áreas de preservação, uma opção natural para novos investimentos, criando atrativos para investimentos de pequeno e grande porte: desde quiosques ou truck foods para alimentação, até hostels, que é uma modalidade recente no Brasil para estada de categoria econômica.

Cabe lembrar que o empreendedorismo pode crescer ainda mais com a criação e ampliação das empresas para realização e divulgação do evento. Essas empresas certamente ampliarão o mercado local de criação de material publicitário, como folhetos, camisetas, bonés e adesivos. É fundamental que haja incentivos por parte das entidades locais e a participação das universidades na geração de mão de obra capacitada para atender mais essa demanda que se apresenta na região.

É importante lembrar que, quanto maior for a parceria entre os estabelecimentos envolvidos, melhores serão as chances de obter sucesso para todos.

O país está em profunda crise econômica, porém aqui em Três Lagoas podemos nos orgulhar de estarmos em pleno crescimento. Basta que acreditemos nas oportunidades e busquemos nos organizar para melhor aproveitá-las!

Pin It

Comments are closed.