Albergue inaugurado no Recife Antigo mostra potencial hoteleiro do bairro

Local conta com espaços de convivência e quartos compartilhados (Foto: Vitor Tavares / G1)Albergue AzulFusca recebe turistas desde fevereiro. (Foto: Vitor Tavares / G1)

Quando as amigas Kamilla Carvalho e Vitória Moura saíram de Minas Gerais para abrir um albergue no Recife, elas não sabiam que estariam começando a explorar o centro histórico da cidade de uma nova maneira. Inaugurado no fim de fevereiro, o AzulFusca Hostel está levando ao Recife Antigo os primeiros turistas que, além de curtirem as opções de cultura e lazer do bairro, também se hospedam na região considerada o berço da cidade. Nas palavras das próprias sócias, “é onde eles podem sentir a cidade de verdade, o tempo todo”.

Vitória e Kamilla se formaram em Minas Gerais e vieram morar em Pernambuco (Foto: Vitor Tavares / G1)Vitória e Kamilla se formaram em Minas Gerais e
vieram morar em Pernambuco.
(Foto: Vitor Tavares / G1)

A sensação que a dupla emite dos próprios clientes foi a que elas sentiram quando decidiram se mudar para Pernambuco. “A gente tinha a vontade de morar no Recife, por essa efervescência cultural que tem aqui, por essa produção de cultura independente”, contou a arquiteta Vitória. Ao chegarem à cidade, em julho do ano passado, as duas buscaram opções de imóveis em Boa Viagem, sem empolgação. Foi num domingo, no Recife Antigo, que a dupla se deparou com o clima que realmente buscava na capital pernambucana.

A partir daí, Kamilla e Vitória encontraram a dificuldade que talvez muitas pessoas que gostariam de investir na área também sentem. “A gente até foi a imobiliárias, mas não tinham imóveis no Recife Antigo. Então, decidimos percorrer o bairro sozinhas, a pé, de porta em porta”, revelou Kamilla, psicóloga recém-formada no interior de Minas Gerais. O imóvel que encontraram foi um segundo andar, em um prédio localizado na Rua Mariz e Barros, onde precisaram fazer uma reforma quase que completa.

Para quem se hospeda no Recife Antigo, a sensação que fica da cidade é positiva. As amigas chilenas Marcela Yanes e Neymet Dávila pesquisaram antes de viajar de férias ao Nordeste brasileiro e descobriram que a praia não era o principal ponto do Recife. “A gente queria entrar mais em contato com as pessoas, conhecer a parte colonial e viver mais a cidade”, disse Marcela. “Aqui, a gente pode caminhar para conhecer os lugares sem se preocupar com o transporte”, completou Neymete.

O AzulFusca hostel hoje conta com dois quartos, com doze camas cada, além de cozinha, banheiros coletivos e, claro, área de convivência, aos moldes de albergues que são encontrados mundo afora. “Nós duas mochilamos por países da Europa e outros locais, e sempre ficamos em albergues, sempre tendo grandes experiências”, falou Vitória. Apesar de ser mais comum a presença de jovens em albergues, os hóspedes do AzulFusca são variados, indo desde pessoas que vêm ao Recife fazer um concurso até outras que estão morando na cidade por um tempo para aprender português. Por lá, nesses três primeiros meses, já passaram turistas de países como Israel, Inglaterra, Turquia, México, Alemanha e Coreia.

Albergue AzulFusca recebe turistas no Recife Antigo desde fevereiro (Foto: Vitor Tavares / G1)Local conta com espaços de convivência e quartos compartilhados. (Foto: Vitor Tavares / G1)

De acordo com a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, não há registro de outras operações de hotelaria no bairro, apesar de algumas negociações em andamento. “Em tempos difíceis na economia do país, as coisas tendem a andar mais devagar, mas temos empreendedores interessados na região”, contou o secretário Camilo Simões. Dentre as facilidades que podem ser encontradas para quem quer investir no Bairro do Recife está uma espécie de catálogo, que mostra o mapeamento dos imóveis da área, ressaltando os que estariam disponíveis para investimento. Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria, no prédio da Prefeitura.

Simões também destacou que, nos últimos dois anos e meio, mais de 30 empreendimentos comerciais abriram as portas no Recife Antigo. “São investimentos que criam um clima favorável à dinâmica do bairro. Acho uma escolha acertadíssima ficar no Recife Antigo, perto dos nossos principais museus recentes e de pontos históricos”, conclui o secretário.

Local funciona na Rua Mariz e Barros (Foto: Vitor Tavares / G1)AzulFusca Hostel funciona na Rua Mariz e Barros. (Foto: Vitor Tavares / G1)

Área comum do AzulFusca (Foto: Vitor Tavares / G1)Área comum do AzulFusca. (Foto: Vitor Tavares / G1)

Pin It

Comments are closed.