Agências locais têm prejuízo com pedido de recuperação da …


Fernando Guimarães

fernando.guimaraes@jcruzeiro.com.br

 

A crise econômica pela qual passa a operadora Nascimento Turismo, que, na semana passada, ingressou no Tribunal de Justiça de São Paulo com pedido de recuperação judicial, a antiga concordata, gerou prejuízos também a agências de turismo em Sorocaba que trabalhavam com os produtos da operadora. Considerada a segunda maior operadora de viagens no Brasil, a Nascimento Turismo não aguentou o impacto econômico e pede agora um tempo para se reestruturar. Ela tem 60 dias para apresentar um plano de recuperação, caso contrário, a Justiça deverá decretar a falência da empresa. Apesar da situação, a operadora não se isenta de responsabilidade sobre os pacotes vendidos. Mas, enquanto a situação não se resolve, são as agências que terão de garantir a tranquilidade dos clientes até mesmo por uma orientação da Associação Brasileira de Agências de Viagem. O Procon em Sorocaba informa não ter registrado nenhuma reclamação em nível local ou estadual.

 

“Nós estamos fazendo isso. Nosso prejuízo é de aproximadamente R$ 60 mil, mas tem agência que teve um prejuízo de R$ 250 mil”, afirma a sócia da CJ Turismo, Cínthia Souza Gomes, de 31 anos. Ela teve problemas com hotéis e automóveis alugados por clientes que estão no exterior e precisou investir dinheiro da agência para evitar mais constrangimentos aos clientes. Para aqueles que já compraram passagem, mas ainda vão viajar, a empresa de Cínthia comprou o pacote de outra operadora. “Estamos pedindo mais prazos aos nossos fornecedores e, felizmente, eles estão entendendo e concedendo os nossos pedidos”, diz. Cruzeiros marítimos e a parte aérea não há problemas, pois a estas o valor dos serviços são pagos no momento em que se fecha a compra.

 

Para as pessoas que compraram pacotes por meio de cartão de crédito e cheques, a orientação é de que bloqueiem a operação e sustem os cheques. A agência está dando suporte nesse sentido também. “A nossa sorte é que temos seguro contra falência de fornecedor (responsabilidade civil)”, afirma. A CJ Turismo trabalha com a Nascimento desde que inaugurou a loja em Sorocaba, há 13 anos.

 

A agência que sofreu o maior prejuízo citado por Cínthia foi procurada pela reportagem ontem à tarde, mas não pôde atender porque estava em reunião com cliente. Segundo informações, esta agência seria a segunda maior prejudicada com a crise econômica da Nascimento Turismo, pois a maioria dos pacotes vendidos era da operadora em processo de recuperação. Outra agência consultada pela reportagem, cuja proprietária não quis conceder entrevista, informou que o prejuízo foi menor, pois trabalhava com poucos produtos da Nascimento. O prejuízo dessa agência seria de R$ 20 mil.

 

 

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