A Riviera Inglesa de Agatha Christie

Por Heitor e Silvia Reali, do site Viramundo e Mundovirado

IMG_3799IMG_3799

Viemos à Torquay, na Riviera Inglesa, na pista da “Dama do Crime” –Agatha Christie. E não é que também encontramos um séquito de apaixonados perseguindo a escritora? Tudo por causa que em 2015 a Inglaterra presta tributo a ela, que ali nasceu, e se viva estaria completando 125 anos. Ulalalá!! Mas, Agatha Christie não envelhece, e seus 80 romances, contos, peças teatrais ainda prendem leitores com seus enredos sagazes, intrigas, todos de grande aventura.

_MG_2561_MG_2561
Os fãs da escritora desembarcam na Riviera Inglesa para mergulharem na misteriosa atmosfera dos seus romances policiais: cottages perdidas nas colinas, suntuosas e ancestrais mansões em estilo Tudor ou Vitoriano, antigas estações de trens, e até sua própria casa –Greenway. Muitos dos cenários ambientados nos livros de Agatha Christie, ali permanecem intactos.

_MG_2593_MG_2593

Torquay foi vital para sua criação literária. Ali ela encontrou em um ônibus um imigrante belga, baixo e meio atarracado, com um bigodinho curvo, que mais tarde transformaria no detetive Hercule Poirot. Já sua experiência no hospital onde atuou como enfermeira e aprendeu a distinguir perfeitamente os efeitos mortíferos de um arsênico, estricnina e de uma eserina, foram fundamentais para o roteiro da novela “A Casa Torta”.

IMG_3724IMG_3724
Neste ano a cidade de Torquay programou debates, palestras, exibições de documentários e trechos de suas histórias e peças. Há também um tour aos locais que instigaram Agatha Christie, onde a realidade ganhou aura de ficção. São vinte paradas, e em cada uma, uma novela, conto ou particularidade da vida da escritora.
(IMG_4008IMG_4008
Seguimos o roteiro lendo livros em tempo real. No Imperial Hotel, três histórias são contabilizadas: “A Casa do Penhasco”, “Um Corpo na Biblioteca” e “Um Crime Adormecido”.  Por uma porta entramos na sua obra-prima “O Assassinato de Roger Ackroyd”; no Museu de História Natural foi a vez de “O Homem de Terno Marrom”. Para finalizar, a casa Greenway, cenário de três novelas, dentre elas “Punição para Inocência”, a mais conhecida. Todos os 20 livros que pontuam o roteiro podem ser recontextualizados seguindo-se os passos da escritora.

IMG_3921IMG_3921
Como chegar
Entre no clima de seus livros, na hora, utilizando o transporte ferroviário, partindo da estação de Reading, a mais próxima do aeroporto de Heathrow, em direção a Torquay (pouco mais de três horas). Agatha Christie utilizava sempre esse meio de transporte, que como ela disse, “o trem exerceu grande fascínio sobre mim”. Nele ambientou muitas de suas novelas policiais.

Onde ficar
Grand Hotel (www.grandtorquay.co.uk). Situado no seafront, bem no coração da Riviera Inglesa, esse hotel que data do início do século 19 dispõe de confortáveis e amplos quartos. Peça para ficar no quarto em que Agatha Christie e o Cel. Archibald Christie passaram a lua-de-mel, em 1914. Tem janelões de frente para o Canal da Mancha, de onde se pode admirar todo o promenade que circunda a orla.

Onde comer
The Elephant Restaurant (www.elephantrestaurant.co.uk). Particularmente dedicado à gastronomia do mar, seu cardápio também inclui especialidades da cozinha inglesa. E não deixe de pedir ali uma tábua de queijos ingleses. Você vai se surpreender pela qualidade.

 

_MG_2162_MG_2162

_MG_2524_MG_2524

_MG_2552_MG_2552

IMG_3698IMG_3698

_MG_2610_MG_2610

_MG_2629_MG_2629

IMG_3907_1IMG_3907_1

IMG_3500IMG_3500

IMG_3725IMG_3725

 

 

Pin It

Comments are closed.