A gastronomia e do enoturismo de Alba – Destinos – Correio da Manhã

Montes, vales e uma enorme planície coberta de vinhas que produzem dos melhores tintos de Itália e florestas que escondem as famosas trufas brancas. Alba é um paraíso para a vista e… para o paladar.

A pequena comuna na região do Piemonte vive do que lhe dá a terra. E daí retira tudo. A começar no Barolo, um tinto que ficou conhecido como ‘o vinho dos reis, o rei dos vinhos’.

E no igualmente extraordinário Barbaresco. A produção destes vinhos pode ser acompanhada em quintas de enoturismo, onde é divulgada a rica gastronomia com produtos da região, como os queijos. Alba destaca-se ainda pelos seus campos de avelaneiras. Ou não fosse sede da Ferrero, que usa avelãs para a Nutella e o Rocher e dá emprego a quatro mil pessoas em Alba. 

O ‘ouro branco’ caçado por cães treinados e que custa fortunas
Alba agita-se todos os anos em outubro, com o início da caça às trufas brancas. É o ‘ouro branco’, fungo muito procurado pelos melhores chefs – que as fatiam na grossura de papel para emprestar o odor e sabor característico a pratos gourmet. Ao contrário das negras, que se vão encontrando, as brancas só aparecem no curto período do outono coincidente com as primeiras chuvas. Cães são treinados pelos ‘tartufaio’ para as encontrar e desenterrar sem danificar. São caríssimas: uma de 1,5 kg custou a Stanley Ho 310 mil euros. 

Vinhos e orgias   
A localidade de barolo fica a 13 km do centro de Alba e merece uma visita. É lá que o vinho Barolo é glorificado num museu no Castello Falletti, que desde o século X vigia as vinhas. Tal como o Castello della Volta, à entrada da localidade, que também pertenceu à família Falletti. Com tanto vinho que corre na região, há quem dê crédito à lenda que, no século XIV, o salão principal colapsou enquanto os senhores feudais realizavam uma orgia. Atualmente, é um enoturismo.

Alba existe desde o ano 100, aproximadamente. Os romanos chamavam-lhe Alba Pompeia, que foi, por dois dias, em 1796, uma república autónoma. É casa da Universidade de Gastronomia, em Pollenzo.

Obrigado pelo seu contributo.


Outras 2 pessoas também já deram o seu contributo

pub

Pin It

Comments are closed.