10 ‘desertos’ para visitar ao redor do mundo

Ao ouvir a palavra deserto, você logo se imagina perdido em um lugar extremamente seco, longe de tudo e sem nenhuma perspectiva de salvação? Então, chegou a hora de rever os seus conceitos. Isso porque desertos podem sim ser lugares incríveis, onde é possível praticar diferentes atividades e entrar em contato com paisagens incrivelmente belas. Quer saber em que parte do mundo você pode vivenciar essa experiência?

O pessoal do site Skyscanner, buscador de passagens aéreas, hotéis e aluguel de carros, fez uma seleção de fotos que mostram desertos em diferentes regiões do mundo, inclusive no Brasil. Saiba o que fazer em cada um deles.

1 –  Painted Desert – Estados Unidos

Fotos: Istock/Skayscanner

 

Dentro do Parque Nacional do Grand Canyon tudo é fascinante, mas poucas coisas se comparam ao fascínio que o Painted Desert exerce sobre o visitante. O nome, que significa “Deserto Pintado”, é uma alusão aos tons coloridos que tomam conta dessas imensas formações rochosas. As diferentes tonalidades surgiram por conta da grande quantidade de ferro e magnésio encontrada nessas camadas de rochas sedimentares.

2 – Pinnacles Desert – Austrália

10-desertos-para-visitar-ao-redor-do-mundo-0210-desertos-para-visitar-ao-redor-do-mundo-02

A Austrália é um país cheio de surpresas. Prova disso é o Pinnacles Desert, onde pináculos (essas pequenas formações pontiagudas) tomam conta da areia. Além de embelezarem a região, essas rochas são um mistério para geólogos que não sabem dizer exatamente como surgiram. Único no mundo, este deserto fica na região ocidental do país australiano.

3 – Salar de Uyuni – Bolívia

10-desertos-para-visitar-ao-redor-do-mundo-0310-desertos-para-visitar-ao-redor-do-mundo-03

O maior deserto de sal do mundo não chama a atenção dos visitantes apenas pela sua dimensão. O Salar de Uyuni abriga dez bilhões de toneladas de sal, de onde é possível extrair 25 mil toneladas do minério por ano. Além de ser dono de toda essa imensidão, o lugar cria paisagens pitorescas, que se modificam conforme as estações agem sobre a planície. É depois das chuvas de verão, por exemplo, que sua superfície se transforma em um espelho gigantesco, apagando os limites entre o céu e a terra e criando, assim, um espetáculo natural.

4 – Deserto de Atacama – Chile

10-desertos-para-visitar-ao-redor-do-mundo-0410-desertos-para-visitar-ao-redor-do-mundo-04

Tido como o mais alto e mais árido deserto do mundo, o Atacama se estende ao longo de um território que vai do Chile ao Peru, onde é possível praticar variadas atividades. Trekking, montanhismo, mountain bike e outros esportes radicais fazem parte das possibilidades. Em relação ao clima, vale lembrar que ali as temperaturas vão do 0ºC ao 40ºC à medida que o dia passa. Como pontos a serem visitados, o destaque fica por conta dos Vales da Lua e da Morte, bem como o Geysers do Tatio –lugares únicos, donos de particularidades marcantes para qualquer um dos que têm o privilégio de visitá-los.

5 – Lençóis Maranhenses – Maranhão (Brasil)

10-desertos-para-visitar-ao-redor-do-mundo-0510-desertos-para-visitar-ao-redor-do-mundo-05

Sim, em meio às dunas e a infinidade de areia, lagoas de água cristalina surgem nos Lençóis Maranhenses, detalhe que descaracteriza o local como um deserto, propriamente dito. A paisagem, porém, se mantém desértica durante a estação de seca, permitindo sua menção na lista de hoje. As águas evaporam completamente durante a estiagem, mas a beleza descomunal é preservada. Depois das chuvas, as logas criam pequenos oásis e deixam tudo ainda mais bonito.

6 – Thar – Índia

10-desertos-para-visitar-ao-redor-do-mundo-0610-desertos-para-visitar-ao-redor-do-mundo-06

Na fronteira com o Paquistão, o Thar é um daqueles desertos típicos que mais combinam com as imagens que temos guardadas em nossas memórias. A areia se estende ao longo do território, percorrendo todo o estado de Rajastão. Conhecido também como o Grande Deserto, o local permite experiências visuais deslumbrantes, graças aos cenários que se formam a partir do contraste entre o azul do céu e os tons terrosos da areia, proporcionando ainda uma imersão cultural marcante assim que o visitante observa os costumes e as tradições das comunidades que vivem nos arredores.

7 –  Saara – Egito

10-desertos-para-visitar-ao-redor-do-mundo-0710-desertos-para-visitar-ao-redor-do-mundo-07

Embora passe por outros noves países, o deserto do Saara é mais lembrado por servir como pano de fundo para alguns dos principais destinos turísticos do Egito. Trata-se do maior deserto quente do mundo, onde dunas podem chegar até 180 metros de altura. As formas e as cores são modeladas pelo vento, responsável por modificar totalmente a paisagem, proporcionando assim o contato com um cenário inédito, não importa quantas vezes o local seja visitado. As atividades vão depender dos destinos onde é realizada a primeira parada.

8 – Deserti de Gobi – Mongólia

10-desertos-para-visitar-ao-redor-do-mundo-0810-desertos-para-visitar-ao-redor-do-mundo-08

Na divisa entre a China e a Mongólia fica o Deserto de Gobi, que serve como habitat natural para animais raros como o camelo-bactriano (de duas corcovas). A paisagem é dominada pela areia, mas tem trechos cobertos por rochas e cascalhos e em alguns pontos é possível encontrar vegetação nativa. Os roteiros preveem visitações ao Parque Nacional Eagle Valley, onde fica um glaciar que resiste ao calor intenso do verão; a campos de criação de camelo; e a um cemitério de dinossauros, descoberto no início do século 20 e que abriga restos mortais desses gigantes da pré-história.

9 – Deserto da Arábia – Emirados Árabes

10-desertos-para-visitar-ao-redor-do-mundo-0910-desertos-para-visitar-ao-redor-do-mundo-09

Com mais de 2 mil km de extensão, o deserto das Arábias se espalha ao longo de oito países, dentre os quais se destacam os Emirados Árabes Unidos, de onde partem alguns dos passeios mais imperdíveis na região. A partir de Dubai, por exemplo, é possível participar de safáris que duram um dia inteiro. Vale lembrar que este é um dos desertos mais quentes do mundo, com temperaturas que chegam aos 50ºC durante o dia.

10 – Chihuahuan – México

10-desertos-para-visitar-ao-redor-do-mundo-1010-desertos-para-visitar-ao-redor-do-mundo-10

O segundo maior deserto da América do Norte está localizado na fronteira com o México e os Estados Unidos. Assim como em outros desertos mencionados neste post, tem uma estação chuvosa, que vai de julho a setembro. As tempestades são comuns e são responsáveis por colorir a paisagem, quando acontecem. Para visitar, a dica é se concentrar em algumas das suas áreas urbanas, como é o caso da Ciudad de Juárez, a maior cidade da região.

Pin It

Comments are closed.