10 cidades em ruínas que você ainda pode visitar

As ruínas de cidades antigas causam fascínio em muitos viajantes. Além do valor histórico para a humanidade, elas despertam a nossa imaginação e nos fazem refletir como essas civilizações viviam em épocas tão remotas.

Conheça dez incríveis cidades em ruínas que é possível visitar, e que são recomendadas pelos viajantes da comunidade minube. Uma verdadeira maravilha… 

Ruínas Maya de Tulum, no México

NAXOS/Divulgação/Minube

10_cidades_em_ruinas_que_voce_ainda_pode_visitar110_cidades_em_ruinas_que_voce_ainda_pode_visitar1

No final do século 16, a cidade foi completamente desabitada

Tulum, a antiga cidade cheia de muralhas, às margens do mar caribenho, continua surpreendendo todos os visitantes que buscam conhecer mais sobre a cultura Maya do México. Os primeiros sinais proveem do século 5, mesmo que a maioria dos edifícios conservados foram construídos entre os séculos 13 e 15. No final do século 16, a cidade foi completamente desabitada. Hoje é um autêntico tesouro do Caribe que recebe milhares de turistas a cada ano.

Göreme, Turquia

10_cidades_em_ruinas_que_voce_ainda_pode_visitar210_cidades_em_ruinas_que_voce_ainda_pode_visitar2

Os primeiros assentamentos de Göereme são do século 3, época na que os romanos construíram os primeiros monastérios escavados em pedra. É que Göereme, na Capadócia, está formado por formações rochosas espetaculares. Hoje em dia é habitada, e de acordo com a temporada o número de habitantes pode duplicar (devido ao turismo), mesmo que muitas dessas “grutas” artificiais, casas antigas, passaram a ser ruínas históricas.

Bagan, Myanmar

NATASHI BASSO/Minube

10_cidades_em_ruinas_que_voce_ainda_pode_visitar310_cidades_em_ruinas_que_voce_ainda_pode_visitar3

Bagan é o principal destino turístico do Myanmar

A antiga cidade de Bagan foi a capital do Reino de Pagan, o primeiro que uniu todos os territórios que atualmente formam Myanmar (Birmânia). Hoje em dia tem mais 2.200 templos e pagodes na Velha Bagan, o que a transforma em uma zona arqueológica de valor histórico incalculável. Bagan é, além de tudo, o principal destino turístico do Myanmar, o país mais pobre do sudeste asiático.

Éfeso, Turquia

ROBERTO GONZÁLEZ/Minube

10_cidades_em_ruinas_que_voce_ainda_pode_visitar410_cidades_em_ruinas_que_voce_ainda_pode_visitar4

Em 2015 foi reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco

Éfeso é, sem sombra de dúvidas, um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo. Fundada no século 9 a.C. às margens do Mar Egeo, chegou a ser capital da Ásia Romana, com uma população de mais de 300.000 habitantes. Seu teatro foi um dos maiores do mundo, com espaço para 25.000 espectadores. Em 2015 foi reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco.

Angkor, Camboja

SERGIO CARBAJO/Minube

10_cidades_em_ruinas_que_voce_ainda_pode_visitar510_cidades_em_ruinas_que_voce_ainda_pode_visitar5

Local serviu de locação de filmes, como “Tomb Raider” e “Indiana Jones”

A antiga cidade cambojana de Angkor, próximo de Siem Riep, foi lugar das capitais do Império Jemer, que dominou o sudeste asiático entre os séculos 9 e 15. Em 1992 Angkor foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco, e se converteu no principal destino turístico do país. Além disso, serviu de locação de filmes muito conhecidos: “Tomb Raider” e “Indiana Jones”.

Machu Picchu, Peru

DANILO MOSCÓN/Minube

10_cidades_em_ruinas_que_voce_ainda_pode_visitar610_cidades_em_ruinas_que_voce_ainda_pode_visitar6

Machu Picchu é uma das maravilhas do mundo moderno

Essa cidade, berço da civilização Inca no século 15 é a imagem mais conhecida do Peru. Machu Picchu foi estrategicamente fixada no alto dos Andes a 2.500 metros a cima do nível do mar, e a altura não é nenhum impedimento para que seja um dos lugares mais visitados da América Latina. Atualmente não é apenas Patrimônio Mundial da Unesco, mas também foi declarado mundialmente como uma das nove maravilhas do mundo moderno.

Sukhothai, Tailândia

MARÍA ARNILLAS/Minube

10_cidades_em_ruinas_que_voce_ainda_pode_visitar710_cidades_em_ruinas_que_voce_ainda_pode_visitar7

Sukhothai já foi capital da Tailândia

Mesmo que todo mundo saiba que Bangcoc é a capital da Tailândia, poucos sabem que Sukhothai também já foi capital. Na verdade, foi a capital do primeiro reino tailandês, o conhecido reino de Sukhothai. As ruínas dessa cidade antiga ainda estão abertas para visitantes, e nela se conservam restos do palácio real e de 26 templos, como de quase 200 restos arqueológicos. E de passagem, é Patrimônio Mundial da Unesco.

Petra, Jordânia

IVÁN SERRA/Minube

10_cidades_em_ruinas_que_voce_ainda_pode_visitar810_cidades_em_ruinas_que_voce_ainda_pode_visitar8

Petra, foi capital do antigo Reino Nabateo, fundada no século 8 a.C

No oeste da Jordânia está a belíssima cidade de Petra, um dos sítios arqueológicos mais famosos do mundo por sua grandiosidade. Petra, foi capital do antigo Reino Nabateo, fundada no século 8 a.C. e ainda ostenta suas construções espetaculares escavadas em imensas rochas. A exemplo de Machu Picchu, Petra também é uma das novas sete maravilhas do mundo moderno, e como não podia ser diferente, Patrimônio Mundial da Unesco.

Pamukkale, Turquia

FRANCISCO DOMÍNGUEZ/Minube

10_cidades_em_ruinas_que_voce_ainda_pode_visitar910_cidades_em_ruinas_que_voce_ainda_pode_visitar9

A cidade é conhecida como “o castelo de algodão”

Outra vez a Turquia aparece na lista. A cidade de Pamukkale é conhecida como “o castelo de algodão” por sua imaculada cor branco devido às grandes quantidades de bicarbonato e cálcio contida na água da região. Antigamente, estava no alto da cidade romana, Hierápolis. E como atração turística, estão as piscinas de água com cal, famosas por sua propriedade terapêuticas.

Lalibela, Etiópia

ALFONSO NAVARRO/Minube

10_cidades_em_ruinas_que_voce_ainda_pode_visitar1010_cidades_em_ruinas_que_voce_ainda_pode_visitar10

É o principal ponto de peregrinação do cristianismo da Etiópia

Lalibela, é uma antiga cidade monástica etíope conhecida pelos viajantes como “a Petra da África” ou a “Jerusalém Negra”. Localizada a 2.600 metros de altitude, é conhecida mundialmente pelo seu conjunto de onze igrejas escavadas na pedra. É o principal ponto de peregrinação do cristianismo da Etiópia.

Estas são apenas 10, mas você pode conhecer 30 cidades em ruínas que (ainda) é possível visitar, todas elas recomendadas.

Por Minube

Pin It

Comments are closed.