Primeiro A330neo da história entra na linha de montagem final em outubro

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A330neo começa os testes no segundo trimestre de 2017

De vento em popa. É assim que está o programa de desenvolvimento das novas aeronaves A330neo da Airbus, situação bem diferente, por exemplo, das linhas de produção dos A320neos. Toda a reformulação do programa, considerado chave para o leque de produtos da fabricante, segue sem maiores problemas para a francesa, que já cogita a possibilidade da aeronave entrar em serviço no fim de 2017, pelas asas da TAP.

Com isso, o A330-900 já estaria contando os dias para entrar em cena, enquanto a variante menor (-800) só passaria a ser operada em 2018. A Airbus acredita que todo o desenvolvimento do A330neo terá um custo operacional menor, muito por conta da redução no consumo de combustível, devido a instalação de motores mais modernos. A fabricante também levará um novo design à cabine dos A330neos, produto que estará alinhado com o atual interior do A350, fator que seria suficiente para conter e “bater de frente” com o Boeing 787.

Um dos marcos para este desenvolvimento está em Broughton, na Inglaterra, onde já está pronta a primeira asa do A330neo, que mede 64 metros. Em pararelo, a primeira seção do nariz do A330neo já está finalizada em Saint-Nazaire, na França. Ambos os produtos já seguirão para Tolouse neste segundo semestre, uma vez que o primeiro A330-900neo deve entrar na linha de montagem final em outubro, de acordo com o VP de Programa e Desenvolvimento da Airbus, Odile Jubercourt.

Atualmente, a Airbus produz cerca de seis A330s por mês, mas este número deve aumentar para sete até o começo de 2017. Para o fim de 2018, a história muda: a fabricante planeja ser capaz de produzir seis A330neos e um A330ceo por mês. Agora, em relação ao período de testes, a informação é que a Airbus irá utilizar duas aeronaves de variante -900 e uma de variante -800.

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