Rio de Janeiro além das praias

O Rio de Janeiro é uma das maiores belezas do Brasil e do mundo. Uma das sete maravilhas do mundo, o Cristo Redentor, está no Rio. Com todas as suas praias e cartões-postais como o Pão de açúcar, a Pedra da Gávea e os Arcos da Lapa, a cidade atrai turistas do mundo inteiro.

Mas o Rio não é feito só de praias e assim como São Paulo a cidade é um grande centro urbano e cultural. O caso é que, muitas das vezes, as praias e os bares cariocas acabam roubando a cena de outras atrações. Então, se você quer conhecer o Rio de Janeiro além das praias, acompanhe a lista abaixo, guarde as suas roupas de banho, contrate um seguro viagem e descubra uma nova cidade.

Parque das ruínas

parque_das_ruinasparque_das_ruinas

 Antiga residência de Laurinda Santos Lobo, notável ativista que lutava pelos direitos da mulher e primeira presidente do Movimento Sufragista Brasileiro, a casa que serviu, no passado, como icônico salão da Belle Époque carioca tornou-se, em 1997, um espaço cultural que trabalha com teatro, artes circenses, cinema, música e exposições. A beleza da arquitetura colonial em ruína serve como espaço de reflexão da memória, o que é significativo, já que enquanto espaço cultural o Parque das ruínas vem para ficar marcado na memória.

Onde: Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Tereza

Real Gabinete Português de Leitura

Fulviusbsas/Wikimedia Commons

Sala de leitura do Real Gabinete Portugus de LeituraSala de leitura do Real Gabinete Portugus de Leitura

Sala de leitura do Real Gabinete Português de Leitura

Construído em 1880 no intuito de ser um local que tornasse possível a evolução intelectual dos portugueses para que se destacassem numa colônia já independente, o Real Gabinete foi concebido em arquitetura de traços neomanuelinos para evocar o estilo da epopeia de Camões. O espaço se tornou biblioteca aberto ao público apenas em 1900 e desde então promove diversos eventos culturais e mantém em seu acervo os livros que constavam da origem da biblioteca. A beleza desse lugar, construído para agradar aristocratas, é algo que cresce aos olhos dos amantes de arquitetura e literatura.

Onde: Rua Luís de Camões, 30, Centro           

Theatro Municipal

navegue_o_rio_0003_municipalnavegue_o_rio_0003_municipal

Uma das mais belas e imponentes estruturas da cidade, o Theatro Municipal foi inaugurado em 1909 como parte de um projeto de reurbanização do Rio e seu desenho é inspirado na Ópera-Garnier de Paris. Inicialmente o espaço apenas recebia companhias estrangeiras, mas a partir da década de 30 o Theatro montou seu próprio corpo artístico, composto de ballet, orquestra e coro, e eles existem desde então. A beleza do local não se limita ao lado externo, repleto de ouro, e poder ver um dos grandes espetáculos no espaço é algo a se guardar pra vida toda.

Endereço: Praça Floriano, s/n, Centro

MAR – Museu de Arte do Rio

Museu_de_Arte_do_RioMuseu_de_Arte_do_Rio

O Museu de Arte do Rio, mais do que um trocadilho legal para o Rio, faz parte de um processo de revitalização da zona portuária, o Porto Maravilha, e traz em sua arquitetura uma ousada inovação: dividido em dois prédios e ligados por uma escultura em formato de onda no teto das construções, um prédio conserva a arquitetura clássica enquanto outro possui arquitetura moderna. Além de exposições com curadorias muito bem refinadas, o prédio oferece uma invejável vista panorâmica.

Endereço: Praça Mauá, 5, Centro

Pin It

Comments are closed.