Erro de calçada com ‘acessibilidade’ em Macapá vira piada na web

Créditos: Prefeitura de Macapá / Divulgação

A calçada fica na 10ª Avenida do bairro Congós, zona sul de Macapá

O erro em uma calçada com piso de acessibilidade, localizada na 10ª Avenida do bairro Congós, zona sul de Macapá, no Amapá, repercutiu nas redes sociais nos últimos dias. As imagens publicadas por usuários do Facebook mostram que o piso tátil, usado para ajudar na locomoção de pessoas com deficiência visual, foi construído sem nivelamento.

Em um dos posts sobre a calçada, que teve milhares de curtidas e compartilhamentos, a via foi associada ao “parkout”, que é a prática radical de transposição de obstáculos com saltos.

De acordo com o “G1“, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh) informou que a dona da casa foi notificada e compareceu ao órgão na última sexta-feira, dia 1, onde recebeu o projeto que atende às exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A proprietária do imóvel admitiu o erro e disse que foi equívoco do pedreiro. Agora, após o alerta, ela afirmou que vai iniciar uma nova obra a partir desta quarta-feira, dia 6.

O diretor de fiscalização da Semduh, Saulo Trindade, declarou que o piso tátil lidera o número de denúncias na ouvidoria da secretaria, mas a fiscalização foi intensificada para evitar novos casos.

O projeto de obra em calçada é autorizado apenas se o mesmo contemplar as normas de acessibilidade do passeio público previstas em lei. O morador é responsável pela construção, mas deve seguir as exigências.

Veja a matéria na íntegra.

  • Leia mais:

Campanha ‘Calçada Cilada’ mapeia irregularidades em vias públicas

Article source: https://catracalivre.com.br/geral/cidades/indicacao/erro-de-calcada-com-acessibilidade-em-macapa-vira-piada-na-web/

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *