Buscando a inspiração lá fora: por que não tirar um ano sabático?

Estamos a todo o momento vivendo grandes estímulos. Com a globalização, temos a ideia de que tudo está ao nosso alcance, ficando difícil escolher o que viver profundamente e, depois de um tempo, pode até gerar um pouco de tédio se você não conseguir separar algumas experiências diferentes para serem aproveitadas.

Você já sentiu a vontade de mudar tudo na sua vida? Cidade? Trabalho? Chega um momento em que você começa a se questionar sobre o que tem e o que gostaria de fazer. Isso é natural, afinal, com tantos estímulos de conhecer o mundo sem sair de casa, a realidade às vezes pode ficar um pouco apagada em relação ao virtual.

iStock

iStockiStock

Tirar um ano sabático no exterior será uma grande experiência

 

Por isso, pedir um tempo da sua rotina e ir viver em algum outro lugar pode ser necessário, seja para se maravilhar e buscar a inspiração para começar uma outra vida ou até mesmo para ficar mais feliz quando chegar o momento de voltar.

Encontre coragem para mudar

Um ano sabático –ou até mesmo menos ou mais do que um ano– pode ser um período em que você se instale em algum outro lugar que acredite que fará bem para si mesmo de alguma forma, ou ainda poderá ser um período em que você viverá como nômade, em uma espécie de mochilão.

Independentemente de como decidir viver esse tempo, entenda que será uma grande experiência, desde as maravilhas que você encontrará, ao ver paisagens e pessoas com belas histórias de vida, até mesmo nas dificuldades, que deverão ser vistas como desafios –afinal, o crescimento surge nessas situações.

Vão aparecer ideias como: “E os meus estudos? E o meu trabalho? E meus amigos e família?”. Podem ser grandes amarras. Porém, é necessário entender que esse é um grande passo para você, que poderão trazer novas oportunidades, conhecimentos, pessoas e principalmente a descoberta da felicidade em si mesmo, e qualquer pessoa que deseja estar na sua vida será beneficiada com este crescimento.

Crie meios para colocar o pé no mundo

Nem todo mundo consegue simplesmente colocar o pé no mundo antes de cumprir alguns deveres. Apesar de romântica a ideia de sair do lugar-comum e ir ao desconhecido, é preciso cuidar de algumas questões burocráticas, principalmente quando você pensa em visitar outro país –incluindo os vistos e vacinas necessárias.

Avise seu trabalho ou negocie uma licença não remunerada, tranque a matrícula da faculdade, avise as pessoas mais próximas, alugue sua casa, transfira suas correspondências para algum lugar que você terá acesso, faça a mudança dos móveis e demais pertences para a casa de algum amigo ou familiar, ou alugue um box para guardá-los, não deixe pendências no seu ponto de partida, pois isso poderá deixar uma ligação muito forte que não permitirá aproveitar o novo lugar.

Para juntar um dinheirinho a mais para ajuda na viagem, consulte sites de empregos para viajantes, como o WorldPackers. Se a sua ideia é fazer um mochilão, busque métodos alternativos de hospedagem, como o Couchsurfing, onde pessoas emprestarão um sofá ou quarto de hóspede para você, sem cobrar uma alta taxa por isso –geralmente pedindo apenas uma ajuda com a limpeza do ambiente ou na alimentação. Se você deseja se instalar em apenas um lugar, já comece a procurar por hospedagem e preços de aluguéis, para estar mais informado quando chegar lá.

Escolhendo o destino

Se você já viajou antes e conheceu algum lugar que sempre desejou voltar, talvez já tenha um bom lugar para começar este percurso. Se não tiver ideia, veja algumas ideias de destinos que podem ser muito importantes para a autodescoberta.

Nova York (EUA)

Para muitas pessoas Nova York é a fuga de todos os problemas. A cidade não é zen e são poucos os pontos que você pode encontrar verdadeira paz em meio a tanto barulho, mas ali é onde o mundo se encontra e para quem deseja fazer essa turnê esta pode ser uma boa opção para primeira ou última parada.

Lima (Peru)
O Peru é um país de muitas histórias e alto misticismo. Estando em sua capital você pode aproveitar para se locomover e conhecer mais de toda a região, além da facilidade de ir para os países vizinhos.

Nova Deli (Índia)
A Índia também pode ser uma experiência que mudará sua vida para sempre. Muitas pessoas encontram ali, em meio ao caos e a grande desigualdade social, uma boa reflexão sobre a própria vida e espiritualidade, com templos de meditação belíssimos e muitos ensinamentos.

Cidade do Cabo (África do Sul)
Um dos principais destinos na África do Sul, a Cidade do Cabo tem bons preços e possibilita que você tenha acesso a experiências incríveis, como esportes radicais, safáris e contato com a natureza ao mesmo tempo em que está em uma cidade grande.

Roma (Itália)
A capital italiana mantém a história da humanidade viva e, ao mesmo tempo que você está no Velho Continente, é fácil se esquecer disso com toda a confusão nas ruas e a receptividade de seus moradores. De Roma você pode aproveitar para passar uma temporada na Toscana ou no Sul, passando por Nápoles e Sicília, desfrutando de belas paisagens e comida.

Lisboa (Portugal)
Se você quer mudar de país e fica em dúvida quanto a aprender uma nova língua, Portugal é uma excelente opção. A capital portuguesa é uma bela cidade e as vistas para o Tejo e o próprio mar garantirão bons momentos de meditação.

Por Raphael Granucci

Pin It

Comments are closed.