Uma república de crianças no sertão do Ceará

Por Ana Paula Severiano, da Garupa

garupa150x150garupa150x150

O roteiro criado pela Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, no Ceará, é uma viagem de quatro dias por uma história de 150 milhões de anos –com um olho no passado e outro no futuro.

O turista que parte para a cidade a 560 quilômetros de Fortaleza encontra na caatinga fósseis de dinossauros que viveram na região, conhece a cultura e os hábitos do homem pré-histórico e, finalmente, aporta no presente para conectar-se  a um projeto referência em formação de jovens e turismo social.

Augusto Pessoa/Garupa

Augusto Pessoa/GarupaAugusto Pessoa/Garupa

A bela vista para a Chapada do Araripe, em Nova Olinda, no interior do Ceará

Criada em 1992 por Alemberg Quindins, a fundação tem como objetivo apresentar ao mundo a riqueza do nosso sertão. Um dos caminhos encontrados para isso foi a criação de um programa de turismo comunitário associado às oficinas de formação em gestão cultural, pensadas para os meninos e meninas da região.

Helio Filho/GarupaHelio Filho/Garupa

Na ONG, as crianças e adolescentes são os protagonistas. São elas que recebem os turistas para as visitas. Começam falando sobre a instituição e depois apresentam as diferentes oficinas. Na fundação, há rádio, produtora de vídeo, editora de gibis, tudo gerido pelos jovens –e eles envolvem os visitantes em suas atividades. Os pais também participam, ao atuar no restaurante e na Cooperativa Mista dos Pais e Amigos da Casa Grande, responsável também pelas pousadas domiciliares.

Augusto Pessoa/Garupa

Augusto  Pessoa/GarupaAugusto  Pessoa/Garupa

Caminho das águas

A viagem de quatro dias por Nova Olinda ainda inclui visita à oficina de Espedito Seleiro, artesão que trabalha com couro e herdou o ofício do pai, que por sua vez chegou a fazer sandálias para o cangaceiro Lampião. A programação também prevê uma visita ao sítio Mãe d’Água, com formações rochosas e cachoeiras e uma bela vista para a Chapada do Araripe. A pré-história não fica de fora, com uma ida ao Memorial de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri. O roteiro pode ainda incluir o Museu Patativa do Assaré e o Museu do Gonzagão, nos arredores.

Helio Filho/Garupa

Helio Filho/GarupaHelio Filho/Garupa

Crianças que integram a Fundação Casa Grande

Depois de um mergulho na cultura do homem do sertão, para o visitante fica a experiência da renovação. Numa trajetória de 150 milhões, a história e a cultura da caatinga resistem por meio das ações de jovens e crianças. Mais informações pelo site da Fundação Casa Grande ou pelo telefone (88) 3521-8133.

epep

* A Garupa é o primeiro portal de crowdfunding do Brasil criado para financiar iniciativas de turismo sustentável: viagens que protegem a natureza, melhoram a qualidade de vida e a economia de destinos incríveis de norte a sul do país.

O crowdfunding é uma vaquinha online. Pelo plataforma da Garupa você conhece projetos inspiradores que precisam de dinheiro para sair do papel. E pode doar qualquer valor pra eles. Em troca, ganha recompensas relacionadas àquela experiência turística sustentável que está ajudando –pode ser de uma receita típica, uma peça de artesanato ou até a viagem em si.

Pin It

Comments are closed.