Última obra de Michelangelo, Pietà Rondanini ganha ‘museu’ em Milão

A prefeitura de Milo informou, na ltima sexta-feira (17), que a Piet Rondanini, ltima escultura do artista Michelangelo, foi transferida para um novo museu da cidade, criado especialmente para abrigar a obra –na qual o mestre italiano trabalhou at sua morte.

A esttua feita de mrmore branco, com cerca de 2 metros de altura, e que o artista deixou inacabada porque faleceu antes de termin-la, em 1564, se encontrava desde 1956 no Museu de Arte Antiga no castelo Sforzesco, localizado no centro histrico de Milo –e que hoje abriga vrios museus dentro de seus muros.

De acordo com representantes do conselho da cidade, a partir de agora a Piet Rondanini ser a nica obra de um museu homnimo –ainda dentro do castelo–, que vai abrir as portas no prximo 2 de maio, um dia depois do incio da Exposio Universal de Milo.

O lugar escolhido para abrigar a obra uma sala restaurada de um antigo hospital espanhol, cujos tetos e paredes so cobertos por afrescos e que abrigava soldados doentes durante a segunda metade do sculo 15. “Um lugar de muito sofrimento para acolher uma escultura que expressa o sentimento intenso da dor de uma me”, disse o arquiteto italiano Michele de Lucci, que assina a instalao da escultura.

Lucchi planejou uma sala com um piso de madeira clara e iluminao forte para evitar sombras. O paradeiro da obra, encontrada na casa do artista aps sua morte, era desconhecido at 1807, quando reapareceu no palcio do marqus de Rondinini (ou Rondanini). A cidade de Milo adquiriu a obra em 1952.

“Esse novo local muda completamente a percepo desse cone da arte mundial e valoriza a forte intensidade do trabalho de Michelangelo, em que o artista trabalhou at os ltimos dias de sua vida”, declararam os prefeitos-adjuntos da cidade, Filippo del Corno e Maria Carmela Rozza, em um comunicado.

“A escultura a expresso da fora criativa e do tormento intelectual que acompanharam o artista at o final de sua vida”, segundo eles. “A preparao do traslado durou trs anos e foi uma proeza tcnica sem procedentes”, declarou Claudio Salsi, diretor da superintendncia do castelo.

Para ser protegida de vibraes subterrneas e riscos ssmicos, a esttua foi colocada sobre uma plataforma de isolamento, cuja eficcia foi testada em laboratrio a partir de uma rplica da obra.

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