Turismo: Pantanal é eleito um dos melhores destinos de vida …

O Pantanal tem como porta de entrada os municípios de Cáceres, Barão de Melgaço e Poconé, onde se praticam principalmente atividades relacionadas à observação da flora e fauna, cavalgadas, passeios de barco, safári fotográfico e trilhas ecológicas.

Pantanal está localizado entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 

Considerado um dos mais belos e selvagens biomas do planeta, o Pantanal tem 200 mil km2 de extensão (dois terços em território brasileiro, o restante no Paraguai e na Bolívia). Um terço da porção brasileira esta localizada em Mato Grosso, onde abrange 10 municípios no sudoeste do estado. É considerado por ornitólogos o melhor lugar do mundo para observação de aves.


Entre outubro e março, período de cheia, a chuva provoca o transbordamento dos rios. As águas correm trechos de estradas, pontes e extensas faixas de terra, formando gigantescos alagados.

pantanal

O Pantanal foi eleito o quarto melhor destino para apreciação de vida selvagem no mundo. A votação, promovida por um dos principais portais de notícias dos Estados Unidos, o USA Today, teve a participação de internautas do mundo todo durante quatro semanas. A primeira colocação ficou com a Ilha de Galápagos, no Equador.

 

O Pantanal engloba os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – e se caracteriza por ser uma área de transição entre Cerrado e Amazônia rica em biodiversidade. A variedade de ambientes torna a região um dos principais destinos para o turismo contemplativo e a observação da vida selvagem, especialmente pela prática do ecoturismo e do turismo de aventura.

 

O site do USA Today exalta, entre as qualidades do Pantanal, o fato de a região ter a mais densa concentração de vida selvagem no mundo, incluindo 10 milhões de jacarés, cerca de 700 espécies de aves e animais como anta, capivara, lobo-guará e a onça pintada, alguns, ameaçados de extinção.

“É importante que visitantes do mundo todo possam conhecer a região e queiram voltar”, disse Nelson Cintra, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul.

patanal3

 

Uma das maiores cidades pantaneiras, Corumbá (MS) é classificada pelo Ministério do Turismo como um dos 65 destinos indutores do turismo brasileiro, e recebe cerca de 214 mil turistas ao ano. Além da natureza exuberante, a cidade tem igrejas centenárias e antigos fortes de proteção da área de fronteira.

O turista que vai ao Pantanal pode contratar safáris para observação de animais nativos como jacarés, sucuris e capivaras. Há, também, a possibilidade de observar a habilidade dos pantaneiros na condução do gado, nas fazendas da região.

 

Confira os destinos eleitos, em ordem de preferência dos internautas

1.Ilhas Galápagos (Equador)

 

2.Reserva Nacional Pacaya Samiria (Peru)

 

3.Costa Rica

 

4.Pantanal (Brasil)

 

5.Parque Nacional Katmai (Alasca, Estados Unidos)

 

6.Delta do Okavango (Botswana)

 

7.Churchill  (Canadá)

 

8.Parque Nacional de Yellowstone (EUA)

 

9.Serengeti / Maasai Mara (Tanzânia e Quênia)

 

10.Parque Nacional de Ranthambore (Índia) 

Fonte:

Ministério do Turismo


Pin It

Comments are closed.