Turismo em Florença: o que fazer na cidade italiana

Visitar Florença, a capital da Toscana, na Itália, é respirar arte e cultura. A cidade construída há mais de dois mil anos às margens do Rio Arno é um dos melhores destinos da Europa e tem sua história contada através dos prédios conservados, esculturas e igrejas medievais que podem ser descobertas a cada esquina. Estima-se que 40% de todas as obras de arte do país estejam em Florença. Os dias passados conhecendo museus, praças e restaurantes nunca parecem suficientes, pois a cada passeio uma nova surpresa pode ser revelada.

Uma das principais atrações e cartões-postais da cidade é a grandiosa Basílica de Santa Maria del Fiori, uma das igrejas mais fascinantes do mundo. Sua construção teve início em 1296 e, até hoje, representa uma das obras-primas da arquitetura, além de ser a quinta maior da Europa. Outra estrutura que faz parte da história de Florença é a Ponte Vecchio, construída no século 14. A melhor forma de apreciá-la é observando de longe, às margens do Rio Arno ou da Ponte Santa Trinita, que proporciona uma vista panorâmica e fica ainda mais linda no pôr do sol.

Porém, além de admirar os melhores museus, como o Galleria Dell’Accademia, onde está a escultura de Davi, de Michelangelo, e a melhor coleção de pinturas renascentistas do mundo na Galleria Degli Uffizi, é preciso conhecer Florença através de sua gastronomia. A região da Toscana é conhecida como um dos melhores lugares para apreciar vinhos e comer na Itália. Na cidade é possível encontrar alguns dos melhores restaurantes, além do saboroso Mercado Central e provar a especialidade “Bisteca Alla Fiorentina”.

Confira abaixo as melhores dicas para conhecer Florença:

Admirar a Basílica di Santa Maria del Fiori: o maior cartão-postal da cidade representa uma das igrejas mais espetaculares do mundo e impressiona os turistas que a veem pela primeira vez. A dica é achar algum banco na Piazza Duomo para observar os milhares de detalhes que compõem a fachada da Basílica di Santa Maria del Fiori antes de entrar, além de dar uma volta ao seu redor para não perder nenhum detalhe. Também conhecida como “Duomo di Florença”, ela possui 153 metros de altura, sendo a quinta maior igreja da Europa. A visita em seu interior é gratuita e o destaque vai para a maravilhosa cúpula, um projeto feito por Filippo Brunelleschi que é considerada uma das maiores obras de arte da arquitetura até os dias de hoje. Seu interior possui afrescos de Giorgio Vasari e Federico Zuccari que representam o Juízo Final. Para ter uma vista única da cidade, pague um ingresso de 8 euros, cerca de R$ 25, (que também dá direito ao acesso às catacumbas) e suba até o topo da cúpula. A passagem claustrofóbica é recompensada por um visual de tirar o fôlego.

Ir nos melhores museus: visitar Florença é respirar arte, pois seu centro histórico é repleto de esculturas, praças e prédios milenares. Além de ser uma cidade que transborda cultura, é possível encontrar algumas das obras mais importantes do mundo em seus museus. A Galleria Dell’Accademia é um dos destaques por reservar como principal atração a estátua de Davi, de Michelangelo, e trabalhos do artista Botticelli. Já a Galleria Degli Uffizi possui o mais importante acervo de pinturas renascentistas do mundo, distribuído em 45 salas. Em ambas é possível comprar o ingresso pela internet, mas quem decide encarar a fila deve estar preparado para esperar cerca de duas horas na alta temporada.

Pin It

Comments are closed.