Turismo do futuro deve priorizar a tranquilidade do viajante

Roupas espaciais? Teletransporte? Frias virtuais? Nada disso. O futuro das viagens, pelo menos visto daqui deste ano de 2015, s ter uma coisa: tranquilidade e sossego para o turista.

Todo mundo sabe que viajar costuma ser um constante duelo entre ansiedade e prazer. A recompensa de uma temporada, mesmo que curta, fora de casa vem sempre acompanhada de uma srie de pequenas preocupaes. Vou conseguir chegar a tempo ao aeroporto? Meu voo vai atrasar? E o trajeto para o hotel, ser que complicado? E se o meu quarto no for aquilo que estou imaginando? Levante a mo quem nunca teve uma dessas perguntas na cabea ao sair de frias…

A boa notcia que existem vrios profissionais da rea de turismo dedicados a solucionar esses problemas. Em um encontro promovido pela revista “The Economist” em Madri, em maro, um time de especialistas discutiu estratgias bem concretas para facilitar e ampliar a experincia de sair de casa para conhecer o mundo. Foi uma revelao –nem tanto pelas projees futursticas, mas pelas descobertas de que existem pessoas pelo mundo pensando em tornar cada aspecto de sua viagem melhor.

Num dos painis mais interessantes do encontro, Emma Gilthorpe, que trabalha na rea de planejamento do aeroporto de Heathrow, em Londres, disse ter um objetivo profissional: fazer com que o processo de sair da sua casa e chegar ao lugar onde pretende descansar (ou mesmo trabalhar por alguns dias) se transforme em uma experincia menos fragmentada.

“O que precisamos trabalhar mais em conjunto para que eliminemos por completo o desgaste para os turistas”, afirma Gilthorpe. “Em todas as etapas da viagem h muita informao sobre os passageiros, mas as empresas que cuidam de cada uma das fases no so muito boas em compartilhar esses dados.”

Mesmo que isso demore a acontecer, a boa notcia para ns, turistas, que hoje j temos uma srie de boas ferramentas na palma das nossas mos para transformar a maneira como viajamos.

No houve sequer uma pessoa nos debates que no reconhecesse o poder dos aplicativos de um smartphone. Seja na (nada simples) tarefa de orientao ou na quase sempre estressante (mas valiosa) caa s baixas tarifas, os apps vieram para mudar tudo.

Javier Delgado Muerza, diretor de contas de turismo do Google, simplificou tudo em uma simples frase. Ao responder a uma pergunta sobre como melhorar a relao entre os turistas e os agentes de viagens, ele foi categrico: “J existe uma gerao inteira de viajantes que est circulando pelo mundo sem nunca ter usado os servios de um profissional desses”.

M notcia para as agncias de viagem? No necessariamente –pelo menos para aquelas que se adaptarem rapidamente ou buscarem nichos alternativos, como turismo superluxoso, de aventura etc. “Personalizao tambm um caminho para o futuro”, afirma Holger Tubman, que um dos vice-presidentes do grupo Amadeus, que est por trs de cada reserva, cada clique que voc faz antes de sair de casa. “Nada vai substituir a interao humana”, conclui.

O que vai acontecer que as pessoas vo estar cada vez mais poderosas para chegar a essa interao. Talvez no vamos chegar to cedo a um nvel zero de estresse nas nossas viagens e frias –pelo menos no num futuro prximo. Mas, depois de assistir a tantas discusses iluminadas sobre o assunto no evento da revista “The Economist”, j um alvio saber que a gente caminha para isso.

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