Tráfego e capacidade da aviação doméstica brasileira despencam em julho, diz IATA

Aeroporto Congonhas_FT Eric Ribeiro_21_01_2014 (21)

Brasil é motivo de preocupação para IATA

O Brasil mais uma vez foi um dos destaques negativos do International Air Transport Association (IATA) em relação ao desenvolvimento e movimentação do mercado doméstico de aviação comercial. Para este mês de julho, por exemplo, o órgão viu a demanda para viagens nacionais em todo o mundo cair 3,8% em relação ao mesmo período de 2015, o que se traduziu no pior panorama do setor nos últimos 19 meses.

Enquanto China e Índia continuam registrando crescimentos naturais do setor, destinos mais maduros, como Brasil e Russia, estão vendo os números despencar. Para se ter uma noção, no geral a capacidade média doméstica acabou seguindo a demanda e caiu 3,7%, levando a ocupação média para os saudáveis 84%.

O problema do Brasil ainda é mais particular, já que a queda no tráfego não reflete somente o momento econômico no qual o país passa, mas também o fato das companhias aéreas nacionais terem reduzido o número de voos entre as grandes capitais. Isto faz o viajante ficar restringido a poucas opções de conexão, já que cada vez mais as frequências aéreas tendem a diminuir. Por conta disso, o tráfego teve uma queda expressiva de 6,8%, enquanto a capacidade declinou ainda mais: 7,8% para o mês de julho.

Pin It

Comments are closed.